Atrações na Casa Brasil

Fonte Ministério da Cultura 15/08/2016 às h

Atrações na Casa Brasil

Show da cantora Monica Salmaso integra a programação do MinC na Casa Brasil (Foto: Divulgação)

Na segunda semana de funcionamento da Casa Brasil, nos Jogos Olímpicos do Rio, a programação segue intensa e variada no auditório do Armazém II. Tem shows para todos os gostos, mas é preciso chegar cedo para garantir lugar entre os 200 disponibilizados no auditório. Trinta minutos antes do início das apresentações serão distribuídas senhas.

 

Os eventos gratuitos, com início previsto para as 19h, são uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), com colaboração da Fundação Nacional de Arte (Funarte), da Petrobras e do Banco do Brasil. A programação inclui de funk a música popular brasileira. Dentre os artistas que figuram na programação, destaques para Nelson Ayres, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro e João Donato, além de Pedro Luis, Jards Macalé e do Ensemble da Orquestra Petrobras Sinfônica.

 

"Quando recebemos o convite para participar da programação da casa do nosso país durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, o nosso coração bateu mais forte. Estamos muito felizes", disse o Diretor Executivo da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES), Mateus Simões. "Para a apresentação, preparamos um repertório especial, onde iremos tocar pela primeira vez ao vivo o nosso projetoO Clássico é Rock, que conta com versões de artistas como Pitty, Ira e Titãs", adiantou.

 

O cantor e compositor Jards Macalé, que se apresentará dia 20 de agosto com o Pedro Luís, integra o projeto Um Século de Samba, iniciativa do Banco do Brasil, com apoio do MinC.

"Quem for assistir não se arrependerá. É uma apresentação bacana porque, das várias formas de samba, a que eu e Pedro faremos é o samba de breque, tocado em homenagem a Moreira da Silva. Acho legal que, durante essas apresentações da Casa Brasil, as pessoas saibam que existem várias formas de samba e o samba de breque é uma das formas mais criativas", salienta Macalé. "O samba é alegria do Brasil, é uma das formas mais divertidas. Ele não só fala das belezas como também das tristezas do Brasil. O samba é a carteira de identidade do Brasil."

 

Nesta semana, teremos ainda a Mostra Palmares de Filmes, com a reapresentação dodocumentário Axé do Acarajé. A obra, de 51 minutos, conta a história do acarajé e suas diversas tradições. O filme documenta o fazer do acarajé como um bem imaterial, relacionando-o com a cultura afro-brasileira e aspectos religiosos. Para quem ainda não viu, fica a dica.

Mesmo com o encerramento das Olimpíadas, dia 21, a agenda da Casa Brasil prossegue até o final de agosto. Em setembro, a Casa conta com programação especial, seguindo o cronograma das Paralimpíadas. 

Confira a programação:

15/08: Choro da AMC (Associação do Movimento de Compositores da Baixada)

16/08: Ensemble da Orquestra Petrobras Sinfônica

17/08: Grupo de Choro Luzeiros de Paquetá

18/08: Filme O Começo da Vida 

19/08: Filme Axé do Acarajé 

20/08: Show O Século do Samba – Pedro Luis e Jards Macalé

21/08: Show Interações – Nelson Ayres, Monica Salmaso, Leila Pinheiro e João Donato

23/08: Show Interações – Sereias do Mar, Vanessa Longoni e Charles Theone

24/08: Show Interações – Tambores de Tocantins, Quentes da Madrugada e Maracatu Leão Coroado

25/08: Show Pra Sempre Vinicius – Carlos Lyra, Wanda Sá e Quarteto em Cy

26/08: Show Nilze Carvalho e Banda

27/08: Show O Século do Samba – Leci Brandão e Tatinho da Mangueira

28/08: Show Fafá de Belém

 

Ministério da Cultura
Fonte Ministério da Cultura 15/08/2016 ás h

Compartilhe

Atrações na Casa Brasil