Atletismo : Marchador do Centro de Excelência atinge índice para Pan-Americano Juvenil

Fonte ZDL Comunicação 24/03/2013 às 12h

 

André Bento, também alcança o índice, no salto com vara, para o torneio em Lima (Peru)

São Paulo (SP) - A temporada 2013 está apenas começando para os marchadores paulistas, mas Fulviano Soares (IMST/CEE), de 17 anos, saiu na frente na disputa por uma vaga no Campeonato Pan-Americano Juvenil. O jovem integrante do Centro de Excelência Esportiva venceu a prova dos 10km marcha atlética juvenil do primeiro Festival de Marcha da Federação Paulista de Atletismo (FPA), disputado neste sábado (23), com a marca de 49min40s95, cerca de 3 minutos abaixo do índice de 52min58 exigido para participar do torneio em Lima no Peru.

"É o primeiro ano do Fulviano na categoria juvenil, ele está saindo da base e iniciando um trabalho mais específico. Hoje era para ser mais uma avaliação do treinamento dele, para saber em que nível estava e foi uma surpresa esse resultado. Ainda falta muito para atingir o patamar ideal e também nada está garantido, outros marcadores podem superá-lo, pois o prazo para definição termina em julho. Porém, já notamos que ele está no caminho certo e esperamos que ele melhore com o decorrer dos meses", avaliou o treinador Advaldo Cardoso Neves, do núcleo Joerg Bruder, do Centro de Excelência.
O Festival de Marcha Atlética, realizado no Centro Olímpico, no Ibirapuera, também serviu para quebrar o gelo dos atletas antes da Copa Brasil Caixa de Marcha, marcada para os dias 13 e 14 de abril, em Barueri. "Antigamente os paulistas entravam na Copa Brasil sem competir e hoje a FPA está ajudando muito colocando a prova de marcha em alguns torneios e mesmo com esses festivais. Hoje não dá para falar mais que temos poucos atletas, basta olhar as provas do festival e ver que nenhuma foi cancelada por falta de participantes. O número de meninas está crescendo muito e na competição adulta de hoje tivemos novos marchadores participando", explicou Diogo Dias Gamboa (Assem SJC), vencedor dos 10km marcha adulto e treinador do Núcleo Unasp do Centro de Excelência Esportiva.

Índice também no salto com vara - Além do Festival de Marcha, o Centro Olímpico recebeu neste sábado (23) o Circuito de Salto com Vara Mirim, Menor e Juvenil e o atleta André Lucas Servo Bento (ASA São Bernardo), também conseguiu o índice para o Campeonato Pan-Americano Juvenil. O jovem, de Osvaldo Cruz, saltou 4,80 m, e faturou a medalha de ouro. Jefferson de Carvalho dos Santos, também do ASA São Bernardo, ficou em segundo lugar, com 4,20 m, seguido de Felipe Vinícius dos Santos, do Pinheiros, com 4,10 m.

Outras informações no site da FPA : www.atletismofpa.org.br

ZDL Comunicação
Fonte ZDL Comunicação 24/03/2013 ás 12h

Compartilhe

Atletismo : Marchador do Centro de Excelência atinge índice para Pan-Americano Juvenil