Atletismo: Jogos Escolares reunem mais de 5 mil atletas nas quatro primeiras etapas

Fonte ZDL Comunicação 13/05/2013 às 20h

 

Em quatro dias de competição, mais de 260 instituições de ensino recrutaram alunos de 10 a 17 anos, em Presidente Prudente, Bauru e Rio Preto. Números comprovam crescimento da adesão dos jovens à modalidade

São Paulo (SP) - Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) estão fazendo o maior sucesso no interior paulista. A competição que busca os futuros campeões do atletismo nacional nas escolas públicas e privadas do estado já reuniu 5.000 participantes em apenas quatro etapas - duas em Presidente Prudente, uma em Bauru e a última em São José do Rio Preto. Só na abertura, em Presidente Prudente, foram mais de 2.000 jovens competindo na pista de atletismo da Unesp. Ao todo, mais de 260 instituições de ensino de municípios próximos às três cidades estiverem representados nas provas.

"Temos ainda mais seis etapas e a tendência é passar dos 20 mil alunos registrados nas seletivas de 2012. Os números mostram a importância do trabalho e a ajuda das escolas é de fundamental importância", disse Carlos Alberto Félix ‘Bacalhau’, um dos coordenadores dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP).

A garotada participa de provas iguais ou similares às dos profissionais, como 60m, 75m, 250m, 400m, 800m, 1.000m, 3.000m, 80m com barreiras, 100m com barreiras, 110m com barreiras, arremesso do peso, lançamento do dardo, lançamento do disco, salto em altura e salto em distância. Os alunos são divididos nas categorias pré-mirim (até 12 anos), mirim (até 14 anos) e infantil (até 17 anos).
"Desde o ano passado, o campeonato ganhou ainda mais adesão das escolas. Os professores viram que os alunos são bem avaliados nas seletivas e que muitos podem chegar ao profissionalismo. Tradicionalmente, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, locais das duas últimas etapas, são regiões que sempre atraem muitas crianças, mas o número aumenta a cada temporada. Temos Centro de Excelência Esportiva (CEE) nos dois municípios, o que ajuda ainda mais. A organização dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo é outro fator preponderante para o sucesso", relatou o cubano Lázaro Velázquez, membro do comitê técnico da FPA.

O medalhista olímpico André Domingos é um bom exemplo de que os colégios são os melhores locais para garimpar os campeões das pistas. Por isso, a Federação Paulista de Atletismo (FPA), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, aposta cada vez mais na realização dos Jogos.

"Posso dizer com propriedade que comecei dentro da escola, em projetos parecidos com este. Portanto, é fantástica essa atitude do Governo Estadual e da FPA. É um campeonato de descobertas", afirmou o ex-velocista e atualmente coordenador do núcleo de Presidente Prudente do Centro de Excelência Esportiva, projeto da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ), em parceria com a Federação Paulista de Atletismo.

Próxima parada: capital paulista - Depois de um giro pelo interior do estado, a próxima seletiva regional dos Jogos Escolares será na quarta-feira (22) na pista nível 1 da IAAF do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo. As provas serão apenas para alunos de 10 a 14 anos (categorias pré-mirim e mirim) e terão início às 10h.

Os Jogos Escolares ainda passarão pelas cidades de Campinas, Piracicaba, Pirassununga, Praia Grande e São Caetano do Sul. Ao todo serão 10 seletivas regionais. O torneio terá mais dois eventos de ponta promovidos pela FPA, no Ibirapuera, em São Paulo: as seletivas estaduais que classificarão para os Jogos Escolares da Juventude, disputados em Natal (RN), de 4 a 14 de setembro, e em Belém (PA), de 7 a 16 de novembro.

Confira o cronograma de competições em 2013:
5ª Seletiva Regional - 22/05 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 10 a 14 anos
Seletiva Regional Paralímpica - São Caetano do Sul - Centro Esportivo e Recreativo Vila São Jose - 12 a 19 anos - apenas para alunos com deficiência
6ª Seletiva Regional - 29/05 - Pirassununga - Academia da Força Aérea (AFA) - 10 a 17 anos e alunos com deficiência
7ª Seletiva Regional - 12/06 - Piracicaba - SESI -10 a 14 anos e alunos com deficiência
8ª Seletiva Regional - 26/06 - Praia Grande - Pista de Atletismo Municipal - 10 a 17 anos
9ª Seletiva Regional - 27/06 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello - 15 a 17 anos
10ª Seletiva Regional - 28/06 - Campinas - Centro de Treinamento de Alto Rendimento Swiss Park - 10 a 12 anos e 15 a 17 anos
Seletiva Estadual Mirim (12 a 14 anos) - 10 e 11/08 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello
Seletiva Estadual Infantil (15 a 17 anos) - 28 e 29/09 - São Paulo - Estádio Ícaro de Castro Mello

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo são uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com organização e administração da Federação Paulista de Atletismo.

Outras informações no site www.atletismofpa.org.br e no Facebook da Federação Paulista de Atletismo

ZDL Comunicação
Fonte ZDL Comunicação 13/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Atletismo: Jogos Escolares reunem mais de 5 mil atletas nas quatro primeiras etapas