Atletas pedem apoio às autoridades governamentais para melhor gestão do esporte

Fonte Imprensa - Atletas pela Cidadania 20/05/2013 às 21h

 

 

São Paulo - Os atletas e ex-atletas brasileiros, representantes da organização Atletas pela Cidadania, estarão nesta terça-feira (21/5) em Brasília para se reunirem com autoridades governamentais e pedir apoio na aprovação da emenda à Medida Provisória 612 que propõe melhoria na gestão esportiva. A agenda conta com reuniões com a Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o presidente da Câmara dos Deputados (em exercício), André Vargas, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Forte, e o Relator da MP 612 e Deputado Federal, Alfredo Kaefer.

Após a decisão de que o Brasil sediará a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, os holofotes estão voltados à estruturação do esporte e é crescente a preocupação com a condução das políticas públicas direcionadas a fomentar sua prática. Pensando nisso, a Atletas pela Cidadania pretende colaborar com a consolidação do cenário desportivo nacional visando construir um legado que transcenda a realização dos megaeventos esportivos e está apoiando uma emenda à Medida Provisória 612/2013, que propõe alterações na Lei 9615/1998, batizada de Lei Pelé, para garantir a profissionalização e a transparência na gestão esportiva.

De autoria do deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a emenda estabelece critérios para isenção fiscal e priorização no recebimento de recursos das entidades do Sistema Nacional de Esporte, tornando possível ainda a remuneração de dirigentes. Para isso, será necessário que as entidades tenham, por exemplo, limitação dos mandatos de presidentes e dirigentes que teriam uma duração máxima de quatro anos, permitida apenas uma única reeleição.

A emenda exige ainda a transparência dos atos e dados administrativos, prestação de contas e outros documentos publicados nos sites das entidades, além da existência de Conselhos Fiscais. De acordo com a presidente da Atletas pela Cidadania, Ana Moser, "para ter todas essas vantagens na liberação de recursos públicos e na isenção tributária, os dirigentes terão que adotar esse novo modelo. A proposta não obriga, mas valoriza quem adotar uma gestão profissional", afirmou a ex-jogadora de vôlei.
Os atletas tem também assegurada a participação na direção e no processo eleitoral das entidades, além de garantida a representação das modalidades esportivas no âmbito dos órgãos e conselhos técnicos incumbidos da aprovação dos regulamentos das competições.

"A sociedade precisa entender que há um longo caminho a ser percorrido até a conquista de uma medalha de ouro, a execução do hino nacional e o orgulho de ser brasileiro. No meio disso tudo há uma engrenagem complexa, mas que basicamente atende pelo nome de gestão profissional. Os títulos virão na medida em que emprestarmos ao esporte o modelo de gestão das grandes empresas", explicou o autor da emenda.

Atletas pela Cidadania
Associados: Ana Moser, Ana Mota, André Domingos, André Veras, Bernardinho, Branca, Cafu, Carmem de Oliveira, Cesar Castro, Claudia Chabalgoity, Clodoaldo, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer, Flávio Canto, Giovane Gávio, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, Jorginho, José Montanaro, Kaká, Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Luciano Correa, Luísa Parente, Magic Paula, Marcelo Elgarten, Mariana Ohata, Mauricio Lima, Neco, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Paulo André, Pipoka, Raí Oliveira, Ricarda Lima, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubinho Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga, Willian e Zetti.

Sobre a Atletas pela Cidadania - A Atletas pela Cidadania é uma ação pioneira no mundo, que soma a imagem da vitória, o talento e o engajamento de atletas brasileiros, de diversas gerações e modalidades esportivas, em prol de uma causa comum. A organização sem fins lucrativos é composta por atletas, ex-atletas e outras importantes figuras da comunidade esportiva. Este grupo uniu esforços para chamar a atenção e mobilizar os cidadãos no apoio às causas sociais de relevância nacional, em projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.


Conheça mais sobre a organização em www.atletas.org.br

Imprensa - Atletas pela Cidadania
Fonte Imprensa - Atletas pela Cidadania 20/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Atletas pedem apoio às autoridades governamentais para melhor gestão do esporte