Atletas dos saltos ornamentais treinam em Brasília até 18 de agosto

Fonte Ministério do Esporte 06/08/2014 às 21h
Os principais atletas de saltos ornamentais do País chegam a Brasília nesta quarta-feira (6), para o primeiro treinamento em conjunto visando a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Os treinos acontecem até 18 de agosto no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, o único da modalidade no País.

O aprimoramento técnico e tático não ficará restrito aos atletas. Durante o período em Brasília, os treinadores participarão do Curso para Treinador de Alto Nível de Saltos Ornamentais. A capacitação terá como palestrante o técnico mexicano Chava Sobrino, considerado um dos melhores do mundo e que há 20 anos está a frente da Seleção Australiana da modalidade.

Com um das melhores estruturas do País para a prática da modalidade, Brasília é referência nos saltos ornamentais. “É a primeira vez que trazemos um técnico tão renomado ao Brasil e nosso principal objetivo é capacitar os técnicos para melhorar a qualidade do nosso trabalho. O Chava é um dos melhores técnicos do mundo e desde que ele chegou a Austrália, em 1995, ele mudou a trajetória dos saltos ornamentais naquele país, que saiu do anonimato para figurar hoje entre as principais potências da modalidade. Além de seu grande conhecimento técnico, o Chava é mexicano e sabe bem como funciona a cabeça dos latinos e vai poder orientar de forma bem precisa os nossos treinadores para poderem atingir a melhor performance com nossos atletas”, disse o coordenador técnico do Centro de Excelência e organizador do evento, Ricardo Moreira.

A abertura oficial do curso e do acampamento de treino acontecerá nesta quinta-feira (7), às 9 horas, no Centro Olímpico da UnB.

Rede Nacional de Treinamento
O Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB será o local de treinamento para a Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, com atletas olímpicos como Hugo Parisi, além de oferecer treinamento para atletas de categorias de base, com 20 crianças a partir de 8 anos, que serão selecionadas por profissionais do projeto nas escolas do Distrito Federal. Qualquer criança pode participar das seletivas que selecionam alunos para o centro, inclusive ex-atletas de ginástica artística ou outras modalidades acrobáticas que estejam interessados em se tornar atletas de alto nível de saltos ornamentais.

A instalação de Brasília fará parte da Rede Nacional de Treinamento. A ação está sendo estruturada pela União em parceria com estados, cidades e modalidades esportivas. Instituída por meio da nova Lei 12.395, a iniciativa tem como finalidade identificar e desenvolver talentos e jovens atletas nas modalidades olímpicas e paraolímpicas, desde a base até a elite esportiva. Composta por centros de treinamento de alto rendimento, nacionais, regionais ou locais, a rede é coordenada pelo Ministério do Esporte, em parceria com o COB, CPB e centros regionais e locais.

A ação articulada visa disseminar métodos de treinamento; desenvolver e aplicar ciência e medicina do esporte; capacitar profissionais e expandir conhecimento esportivo; proporcionar encadeamento de carreira ao atleta; modernizar instalações esportivas; e viabilizar materiais adequados a cada fase de preparação do atleta.


Ministério do Esporte
Fonte Ministério do Esporte 06/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Atletas dos saltos ornamentais treinam em Brasília até 18 de agosto