Atleta mineiro vence quarta edição do Desafio da Paz

Fonte RPM Comunicação 26/05/2013 às 18h

Incidente não afeta a prova, que reúne mais de 1.500 corredores no Alemão

Fundista de destaque no cenário esportivo brasileiro, o mineiro Gilberto Silvestre Lopes foi o campeão da quarta edição do Desafio da Paz, disputado por mais de 1.500 corredores na manhã desse domingo, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. O atleta percorreu os cinco quilômetros da prova em 17.12 minutos, 16 segundos mais rápido do que o queniano Mathew Kiptoo Cheboi. Em terceiro lugar chegou o paulista José Rodrigues da Fonseca.

"Foi a primeira vez que corri a prova e não acredito que tenha conseguido cumprir um trajeto tão complicado em 17 minutos. Adoro encarar desafios como os que a prova traz e certamente estarei aqui novamente no ano que vem", acrescentou o atleta, que recebeu um prêmio de R$ 7 mil pelo título, o mesmo recebido pela campeã geral, pelo campeão e pela campeã da comunidade.

No feminino, a vitória foi da tanzaniana Failuna Abdi Matanga, que completou a prova em 20.12 minutos, onze segundos à frente da queniana Caroline Jepkemei Kimosop, que superou a terceira colocada, Marcela Cristina Gomez, por 20 segundos. "Foi uma corrida muito interessante, diferente de todas as que já disputei. O povo é muito alegre e tratou os estrangeiros com carinho", disse Failuna.

Na categoria "Comunidade", para moradores do Complexo do Alemão e arredores, o título masculino ficou com o gari Ronald da Silva Carlos (19.32 minutos), o segundo lugar, com Severino Antonio da Silva, e, o terceiro lugar, com o atleta Evandro Domingos Corrêa. Feliz com a vitória, Ronald contou que fazia parte do primeiro grupo de corrida criado no Complexo do Alemão e que a vitória "em casa" tinha sabor especial.
A campeã da Comunidade foi Luciana Ivonete da Silva, com o tempo de 30.45 minutos. Emocionada, contou que os R$ 7 mil que ganhou pela vitória já têm destino certo: a reforma da casa. "Ano passado, estava com dengue e cheguei em quinto lugar. Hoje, foi o meu dia", comemorou. A vice-campeã foi Stephanie Savell e a terceira colocada, Jéssica Sabino dos Santos.

Como nas três edições anteriores do Desafio, realizado pelo AfroReggae, o Secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, correu a prova de hoje no tempo de 35.36 minutos. Beltrame comentou os incidentes ocorridos antes da largada, quando foram ouvidos vários disparos e policiais saíram à procura de criminosos.

"Ainda existe uma pequena facção que acha que conseguirá afastar a polícia daqui, mas daqui não sairemos. Enquanto esse grupo estiver aqui, vamos combatê-lo. A paz é uma construção. Nós compramos esse desafio e, aconteça o que acontecer, vamos vencer", garantiu.

O Coordenador do AfroReggae, José Junior, fez coro com o Secretário Beltrame e destacou a importância de a corrida ter sido realizada, apesar do incidente: "Existe toda uma questão simbólica (a luta pela paz) por trás dessa corrida, que já acontece há três anos. O evento reúne a sociedade como um todo - moradores da comunidade, atletas profissionais, policiais, políticos - e, mesmo com a tensão inesperada, o que importa é que a prova foi disputada. Seria triste cancelar a corrida. Seria jogar fora esse momento por que o Rio passa".
Sobre o evento

O Desafio da Paz já faz parte do calendário esportivo da cidade. O evento teve a sua primeira edição em maio de 2011, no Complexo do Alemão, seis meses após a "retomada" pelas Forças de Paz. Na ocasião ganharam a prova: Franck Caldeira e Ednah Mukhwana (categoria geral) e José Carlos Barreto da Silva e Nelcilene Teixeira (categoria comunidade). A segunda edição aconteceu em janeiro de 2012, na Rocinha. Sagraram-se campeões Gilmar Silvestre Lopes e Jackeline Juma Sakilu (categoria geral) e Marcio Souza e Alba Valéria (categoria comunidade). A terceira edição, novamente no Complexo do Alemão, marca outro momento importante para a comunidade: a chegada das UPPs ao local.

RPM Comunicação
Fonte RPM Comunicação 26/05/2013 ás 18h

Compartilhe

Atleta mineiro vence quarta edição do Desafio da Paz