Atentados simultâneos deixam 20 mortos no Norte do Iraque

Fonte Agência Brasil* 23/08/2014 às 19h
Pelo menos 20 pessoas morreram e 65 ficaram feridas hoje (23) em explosões quase simultâneas de três carros-bomba em Kirkuk, uma das principais cidades do Norte do Iraque - anunciaram a polícia e fontes médicas.

Dois dos três carros-bomba explodiram perto de prédios em construção, usados pelas forças de segurança como posto de observação. O terceiro atentado ocorreu próximo à entrada de um mercado.

Os atentados ocorreram, contraditoriamente, no momento em que as forças iraquianas e curdas tentam repelir uma ofensiva de rebeldes sunitas, conduzidos por jihadistas do Estado Islâmico, que ocupam vastas faixas do território iraquiano desde o início de junho.

Aproveitando a retirada do Exército iraquiano, ante o avanço dos rebeldes nos primeiros dias da ofensiva, as forças curtas tomaram, em 12 de junho, o controle de Kirkuk, uma zona petrolífera disputada com Bagdá.

Nas últimas horas, o Iraque tem enfrentado uma onda de atentados. Mais cedo, a explosão de um carro-bomba próximo à sede dos serviços de informações do Ministério do Interior iraquiano deixou seis mortos e 32 feridos no centro da capital, Bagdá.

* Com informações da Agência Lusa
Agência Brasil*
Fonte Agência Brasil* 23/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Atentados simultâneos deixam 20 mortos no Norte do Iraque