Assinatura do Sistema Nacional de Cultura marca parceria entre MinC e Curitiba

Fonte Ascom MinC 28/02/2013 às 20h

Assinatura do Sistema Nacional de Cultura marca parceria entre MinC e Curitiba

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, se reuniu nesta quinta-feira (28) com prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, para assinatura do termo de adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O ato marca a parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a cidade.

Em sua fala, a ministra Marta destacou que “o Sistema Nacional propicia a discussão da cultura por todas as cidades e estados do Brasil” e lembrou a diretriz do Governo Dilma em relação à Cultura: “é preciso criar o máximo de condições possíveis para as pessoas experimentarem a cultura no país”, completou a ministra.

O prefeito da cidade, Gustavo Fruet ressaltou a importância da parceria entre MinC e a cidade de Curitiba “A vinda da ministra Marta Suplicy consolida o compromisso de termos a cultura como fator de transformação da cidade. É Curitiba de um lado na vanguarda com grandes eventos, como a Oficina de Música e o Festival de Teatro, e do outro na inclusão, garantindo a toda população o acesso à cultura”.

No Paraná, 80 municípios já aderiram ao SNC, além do próprio estado.

Entre os objetivos do SNC está a formação de uma estrutura que articule e organize a gestão cultural, aproximando as administrações do Governo Federal, dos estados e municípios com a sociedade civil.

Com a adesão, Curitiba assume o compromisso de estruturar o Sistema Municipal de Cultura. O novo mecanismo assegura a transparência e o controle social do setor cultural, a partir da implementação de conselhos de cultura, de fundos de cultura e outras formas de participação espcial nas políticas públicas.

É um novo paradigma de gestão pública da Cultura no Brasil, tendo na essência a coordenação e cooperação intergovernamental, com vistas à obtenção de economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos.

Capacitação

De 10 a 12 de julho deste ano, Curitiba será palco da Oficina de Implementação de Sistemas de Cultura para todo estado, promovida pelo Ministério da Cultura. O evento na capital paranaense encerrará o ciclo de oficinas que passará por 17 estados a partir de março.

Assinatura do SNC marca parceria entre MinC e Curitiba

Investimento

Até 2014, o Paraná vai receber 23 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), um investimento de mais de R$ 47 milhões. Em dezembro passado foram inaugurados os primeiros CEUs nas cidades de Pato Branco e Toledo, ambas no Paraná. Para 2013 está prevista a entrega de cerca de 100 CEUs a comunidades em todo o país. Os CEUs integram em um mesmo espaço físico programas e ações culturais com práticas esportivas e de lazer.

Participaram, também, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, e o procurador-geral do município, Joel Macedo, além de diversas autoridades políticas do estado e do município.

 

Ascom MinC
Fonte Ascom MinC 28/02/2013 ás 20h

Compartilhe

Assinatura do Sistema Nacional de Cultura marca parceria entre MinC e Curitiba