Assentamento no MS está com 70% de infraestrutura concluída

Fonte Ministério do Desenvolvimento Agrário 05/08/2014 às 22h
O Projeto de Assentamento Matão, com três anos de idade, está com 70% de toda a sua infraestrutura concluída. São 15 quilômetros de rede de abastecimento de água potável até as casas das 53 famílias assentadas no município de Bandeirantes, a 90 quilômetros de Campo Grande (MS). “São as primeiras medidas formando a base do que será em breve um exemplo de assentamento da reforma agrária”, afirmou o recém-empossado presidente da Associação dos Agricultores de Bandeirantes (Agriban), Oduvaldo Alves da Silva.

Com a água, chegou também a energia elétrica em 64 postes de concreto que estão sendo erguidos em estradas recuperadas e construídas pela prefeitura municipal. “Nós decidimos tudo em conjunto aqui no Matão. Ninguém age isoladamente e sem conhecimento de todos quando o assunto é relacionado com o assentamento”, informou o vice-presidente, Wilson Ribas Vicente.

Apesar de pequena, a produção vem dando resultados satisfatórios. A venda de frango caipira, queijo, ovos, legumes e frutas, uma vez por semana na feira da cidade, gera lucro de R$ 800 por mês para cada uma das 53 famílias assentadas.

Habitação

Na posse da nova diretoria da associação, no último sábado (2), 23 famílias formaram o primeiro grupo de assentados para a construção de moradias através do programa de financiamento habitacional do governo federal. Segundo o representante da cooperativa de habitação, Aparecido Falconery, em breve, as demais famílias serão cadastradas para novos contratos de habitação.

Para o secretário municipal de Agricultura, André Teodoro, a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a prefeitura tem dado bons resultados na aceleração da estruturação do assentamento. “Trabalhamos em conjunto com o Incra, em todos os setores que necessitam de investimentos, principalmente, os básicos que são a acessibilidade e a conservação dos meios de escoamento da produção”.


Ministério do Desenvolvimento Agrário
Fonte Ministério do Desenvolvimento Agrário 05/08/2014 ás 22h

Compartilhe

Assentamento no MS está com 70% de infraestrutura concluída