As vantagens das lâmpadas compactas fluorescentes

Fonte Via Pública Comunicação 10/03/2013 às 20h

Cada vez menores e mais potentes, as compactas fluorescentes nas versões

tubo e espiral substituem com vantagem as lâmpadas incandescentes.

As lâmpadas fluorescentes formam o tripé da iluminação atual: consomem pouca energia, são eficientes e ainda têm ótima aparência. Derivação das fluorescentes tubulares, bastante comuns em ambientes comerciais, os modelos compactos, também conhecidos como lâmpadas econômicas, deram início a uma renovação na iluminação residencial.

“Quando comparadas às incandescentes, as lâmpadas compactas podem ser até quatro vezes mais eficientes; apresentam vida útil de até 8.000 horas, contra apenas 1.000 horas das incandescentes; reproduzem as cores com a mesma fidelidade; e a luz emitida pode ser tanto branca quanto amarela e, em ambos os casos, a lâmpada não esquenta”, explica Gilberto Grosso, CEO da Avant, referência nacional no setor de iluminação.

Composta por um vidro revestido com material à base de trifósforo, a lâmpada fluorescente compacta é preenchida por gases inertes a baixa pressão que se ionizam quando aplicada uma corrente elétrica, gerando luz. Atualmente, a indústria tem investido em modelos com partes totalmente recicláveis.

Por tudo isso, é a opção ideal para substituir as lâmpadas incandescentes que aos poucos vão saindo de linha, até a sua proibição total no Brasil em 2016. Estima-se que, atualmente, 190 milhões de unidades das compactas sejam comercializadas a cada ano no país.

Compacta espiral é ainda menor e mais eficiente

Popularizada no início dos anos 2000, a lâmpada fluorescente foi ganhando qualidade e perdendo tamanho. Comparados aos modelos compactos iniciais, tubulares, que mediam até 17cm de comprimento e emitiam fluxo luminoso equivalente a 760 lúmens, hoje podem ser encontradas versões de apenas 9,6cm e com fluxo luminoso superior a 983 lúmens, ou seja, 29% a mais de luz apesar do tamanho menor.

Essa evolução foi possível graças ao desenvolvimento da lâmpada compacta espiral, que abriu caminho para a fabricação de modelos cada vez menores e mais eficientes, e que se encaixam perfeitamente em abajures, arandelas, luminárias de sobrepor ou embutir, lustres, plafons, spots... O tamanho reduzido torna as lâmpadas compactas especialmente indicadas para iluminação residencial, mas estas também encontram aplicação em ambientes comerciais e na iluminação decorativa.

Por outro lado, as lâmpadas espirais possuem IRC (Índice de Reprodução de Cor) de alta qualidade, permitindo que as cores dos objetos e produtos sejam vistas conforme elas são de fato, sem desbotamento ou excessos. Com destaque para as espirais da Avant disponíveis nas potências de 8, 11, 15, 20 e 23, 30, 45, 60 e 75W nas tensões de 127V e 220V.

Perfil Avant

Fundada em março de 1998, a Avant é referência nacional no mercado de lâmpadas, sendo reconhecida e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no lançamento de itens para iluminação, na prestação de serviços e pela qualidade e diversidade do seu portfólio de produtos. Entre eles, destacam-se LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga, lanternas, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença e temporizadores analógico e digital), entre outros.

Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação em todo o País, por meio de cinco Gerentes Regionais e aproximadamente 120 representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A empresa atende diretamente a cerca de 3.600 pontos de venda, entre lojas de material elétrico, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e engenheiros.

Para assegurar rapidez e eficiência no atendimento, conta com dois Centros de Distribuição: em São Francisco do Conde (BA) e em Itajaí (SC), operando com sistemas automatizados de controles, como o WMS na expedição e gerenciamento dos estoques, e o EDI na administração logística. Na Bahia possui também uma fábrica de luminárias.

Todas as lâmpadas da Avant são produzidas em fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do Inmetro/Procel.

O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas compactas fluorescentes, segmento em que detém aproximadamente 10% do mercado brasileiro, tendo comercializado 18 milhões de unidades no último ano. Sua meta é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2013, a previsão de crescimento no faturamento da companhia é de 15% em relação a 2012. O incremento se dará através do aumento das vendas de produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de ponta, principalmente os que utilizam LED.

Telefone: (11) 2085-0093

sota@avantsp.com.br

www.avantsp.com.br

Via Pública Comunicação
Fonte Via Pública Comunicação 10/03/2013 ás 20h

Compartilhe

As vantagens das lâmpadas compactas fluorescentes