Artista se especializa na natureza do Parque Nacional do Iguaçu

Fonte NQM Comunicação 23/05/2013 às 20h

Adriano Monanc leva as Cataratas do Iguaçu para todo o Brasil

A arte e as Cataratas do Iguaçu sempre fizeram parte da vida de Adriano Monanc (38), paranaense, nascido em Foz do Iguaçu e amante das Cataratas. Desde muito jovem acompanhava o trabalho de Antônio Cabral de Mendonça, seu avô que era artista plástico. Caminho que seu pai também percorreu por um tempo, mas Affonso Zeneu Neumann dedicou-se à área de exatas, formando-se em matemática e física. Com esse histórico familiar não foi com espanto que a família recebeu a notícia de que Adriano iria trabalhar com música. Porém, após alguns anos de árduo trabalho no mercado musical, percebeu que aquela não era a sua vocação. Foi quando decidiu começar a pintar. E foi um caminho sem volta. As tintas e cores transformaram-se na s suas palavras e sentimento e suas telas começaram a se encher de vida.

Adriano sentiu necessidade de aprimorar sua técnica e decidiu voltar ao básico, aos grandes pintores renascentistas e assim, viajou para a Europa e passou sete anos na Itália, entendendo o legado e a importância da arte na vida das pessoas. “É preciso compreender o passado para fazer um futuro melhor”, afirma. E foi após esse longo período que voltou à sua cidade natal, onde mais uma grande descoberta o aguardava.

“Percebi ao voltar para casa, como o Brasil é lindo, como nossas belezas precisam ser mostradas ao mundo. E mais do que isso, me dei conta de que a resposta para o trabalho do artista está nas pessoas, em como elas interagem com a obra, como aquilo afeta elas, aí que está a chave”, comenta emocionado.

Adriano apaixonou-se novamente pelas quedas d’água do Rio Iguaçu e decidiu que iria mostrar ao mundo a beleza não só das Cataratas, mas também da fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.

Em 2011, um convite veio ao encontro do que o artista buscava. A campanha Vote Cataratas, para eleger as quedas como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza estava quase no fim, quando Adriano foi convidado a pintá-las enquanto sobrevoava de helicóptero a Garganta do Diabo. Monanc foi o primeiro e único artista a realizar esse feito. “A experiência foi incrível, nunca imaginei que fosse possível sentir tantas emoções juntas, foi um misto de alegria, animação, ansiedade e orgulho. Sou muito grato por poder ter feito parte da eleição”, ressalta.

A partir daí nunca mais conseguiu se desligar dessa temática na sua arte. No ano passado, Adriano foi convidado a dar uma nova identidade visual para a entrada do Parque Nacional do Iguaçu, e pintou um painel de 40 metros de comprimento por cinco metros de altura. “É como se fosse um espelho, um gostinho do que a pessoa pode encontrar lá dentro”,

Mas lá não é o único lugar onde o trabalho de Adriano Monanc com a fauna e a flora podem ser vistos. Elas também estão na capa do CD Diamantes do grupo Cidade Negra, em trabalhos para Almir Sater, Paula Fernandes, Gustavo Lima e Seu Jorge. “É uma sensação muito boa ter o reconhecimento do trabalho que amo tanto fazer, principalmente de levar o que Foz tem de melhor para todo o país”, conta.

E quando questionado sobre a inspiração para as cores e formas usadas nas telas que fazem tanto sucesso, Adriano Monanc responde: “eu sou um pouco de cada um dos brasileiros e procuro representar o que eu sinto e fazer as pessoas felizes”, conclui.

Luau das Cataratas

Os participantes da próxima edição do Luau das Cataratas, que acontece no dia 24 de maio, terão uma chance de ganhar um quadro de Adriano Monanc. Isso porque o artista está pintando uma obra feita especialmente para a ocasião que será sorteada entre os presentes. Para ele, o convite foi recebido com alegria. “É um orgulho muito grande poder ser homenageado dessa forma pela minha cidade e poder retribuir de alguma forma”.

Ingressos - Os moradores da região e os turistas devem comprar o ingresso na bilheteria do parque a partir das 20h, o valor é R$45,00. As vagas são limitadas. O passeio é uma realização Cataratas do Iguaçu S.A. e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Gastronomia - A programação noturna reserva ainda aos visitantes a opção de desfrutar o melhor da gastronomia brasileira no Restaurante Porto Canoas. Do deque do restaurante é possível ver a formação das Cataratas do Iguaçu. Já no interior do estabelecimento os visitantes poderão curtir uma boa música.

O Luau das Cataratas poderá ser cancelado em caso de condições climáticas desfavoráveis. Caso ocorra o cancelamento, a Cataratas do Iguaçu S.A. restituirá o valor pago previamente, em até dez dias úteis. A restituição será confirmada mediante envio dos dados bancários, com descrição dos documentos de identificação mencionados (RG e CPF/CNPJ).

Mais informações:

www.cataratasdoiguacu.com.br

(45) 3521-4400

Reservas para o Restaurante Porto Canoas:

luau@catarataspni.com.br

(45) 3521- 4443

Cataratas do Iguaçu S/A

A concessionária foi criada para incentivar o turismo em unidades de conservação no Brasil e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos no Parque Nacional do Iguaçu (PR), no Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (PE) e no Parque Nacional da Tijuca (RJ). Já são treze anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas do Iguaçu S/A é um modelo para o país.

NQM Comunicação
Fonte NQM Comunicação 23/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Artista se especializa na natureza do Parque Nacional do Iguaçu