Argentina e Rússia firmam acordo de associação estratégica

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A Argentina e a Rússia anunciaram a assinatura de um plano para promover a associação estratégica nos setores de energia, ciência e tecnologia, segundo informou o ministro argentino das Relações Exteriores, Jorge Taiana.

Em um comunicado, o Ministério argentino das Relações Exteriores detalhou que o acordo foi firmado em um encontro bilateral paralelo à 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que começou ontem e ocorrerá até a próxima semana em Nova York.

Segundo o informe da Chancelaria, o plano estabelece um mecanismo de consultas periódicas entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países, a cooperação em distintos fóruns e temáticas internacionais nos âmbitos econômico, comercial, tecnológico, técnico-militar, legal e cultural.

"O acordo que assinamos nos permitirá avançar em áreas concretas de cooperação. Temos projetos específicos em setores de energia, ciência e tecnologia, nos quais nos concentraremos nos próximos meses", comentou Taiana.

O chanceler também destacou que a associação "servirá para intensificar a qualidade e a magnitude da relação bilateral", uma vez que os dois países têm a intenção de "aprofundar a relação de amizade entre ambos os povos, a fim de consolidar os princípios e objetivos comuns que nos une".

De acordo com o mesmo informe, o plano ainda inclui a celebração, em 2010, dos 125 anos do estabelecimento das relações entre Argentina e Rússia e o bicentenário da Revolução de Maio, que abriu caminho para a Independência do país sul-americano.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Argentina e Rússia firmam acordo de associação estratégica