Após 10 anos, sonda Rosetta entra na órbita de cometa

Fonte ANSA 06/08/2014 às 20h

Feito inédito, sonda demorou 10 anos para atingir objetivo

06 Agosto, 14:00•ROMA•ZGT

(ANSA) - A sonda Rosetta, fabricada pela Agência Espacial Europeia (ESA), chegou hoje (06) ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que está a 400 milhões de quilômetros da Terra. A sonda viajou por 10 anos pelo Sistema Solar e agora ficará na órbita do cometa para estudá-lo. Ela é a primeira da história a conseguir entrar na órbita de um cometa.

A Rosetta ficará em uma trajetória triangular incomum que lhe permitirá observar melhor o núcleo e que fará com que ela chegue cada vez mais próxima do astro. Em novembro, ela estará a apenas quatro metros da superfície. Ao chegar a essa distância, ela lançará o robô Philae, que fotografará a superfície e retirará amostras com uma broca desenvolvida por italianos.

A chegada da sonda foi transmitida em tempo real pelos astrônomos e eles estimam que, em agosto de 2015, o astro atingirá a trajetória mais próxima ao Sol. As informações passadas por Rosetta serão utilizadas para tentar entender a formação do Sistema Solar.

Lançada em 2 de março de 2004, a missão tem custo estimado de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 3 bilhões) e é considerada um dos maiores sucessos da ESA no espaço. A Itália também participou do projeto, através da Agência Espacial Italiana (ASI) e da empresa franco-italiana Thales Alenia Space. (ANSA)
ANSA
Fonte ANSA 06/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Após 10 anos, sonda Rosetta entra na órbita de cometa