APM promove evento para debater responsabilidade civil, ética e penal do médico

Fonte Acontece - Chico Damaso 19/11/2009 às 0h
A Associação Paulista de Medicina realiza, em 17 de setembro de 2009, o VIII Fórum de Responsabilidade Civil, Ética e Penal do Médico, na cidade de Santos, São Paulo. O principal objetivo será aprofundar o debate entre médicos e advogados sobre os principais aspectos e problemas judiciários envolvendo o exercício profissional, além de harmonizar ainda mais a relação com os pacientes.  As inscrições são gratuitas para associados e não associados da APM.

“O contato entre médicos e cidadãos deve ser cada vez mais profícuo e sem conflitos. Este evento é uma grande oportunidade de reavaliar e atualizar os preceitos desta relação. Quanto melhor for a parceria, maior a chance de construir um sistema de saúde eficiente”, pondera o presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi.

De acordo com o dr. Tomás Patrício Smith-Howard, diretor de Defesa Profissional da APM, é uma oportunidade para enriquecer o debate entre a classe médica e na sociedade sobre os diversos aspectos que envolvem a medicina e o judiciário, especialmente a questão preventiva.

“A programação visa a atender aos interesses não apenas dos médicos, mas dos próprios pacientes, pois a prevenção de eventuais problemas começa no bom relacionamento entre médico e paciente. Estar bem atualizado, participar de programas científicos disponibilizados pelas Sociedades de Especialidades e entidades médicas são medidas essenciais, por exemplo”.

Para o dr. Thomas, a classe médica sempre recebeu avaliações positivas da sociedade nas diversas pesquisas de opinião pública já realizadas. “Os problemas divulgados pela imprensa esporadicamente são raríssimas exceções. É muito mais frequente encontrar profissionais com alto grau de atualização profissional e oferta de atendimento de qualidade”.

 

PROGRAMAÇÃO

O papel da APM na Defesa Jurídica do Médico e sua Casuística
Dr. Tomás Patrício Smith-Howard - Diretor de Defesa Profissional da APM
Dr. Jarbas Simas - Diretor de Defesa Profissional Adjunto da APM

Responsabilidade Ética do Médico
Dr. Henrique Carlos Gonçalves - Presidente do CREMESP

 
Experiência Jurídica da APM de Santos
Dra. Jocelina Carpes Silva Rodrigues - Assessoria Jurídica da Associação dos Médicos de Santos


Responsabilidade Jurídica do Médico e a Experiência e Casuística da APM
Dr. Roberto Augusto de C. Campos - Assessoria Jurídica sobre Erro Médico da APM - São Paulo


Debate – Perguntas e Respostas dos Temas Abordados


VIII Fórum sobre Responsabilidade Civil, Ética e Penal do Médico

Data:  quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Horário: das 19h30 às 22h

Local: Associação dos Médicos de Santos

Endereço: Avenida Ana Costa, 388 - Santos - SP

INFORMAÇÕES GERAIS Associação Paulista de MedicinaAv. Brig. Luís Antonio, 278 – São Paulo-SPTel.: (11) 3188-4203 – PresidênciaE-mail: presidencia@apm.org.brwww.apm.org.br

Associação dos Médicos de SantosRegional APM de SantosAvenida Ana Costa, 388 – Santos - SPTel.: (13) 3289-2626ams@ams.org.br
www.ams.org.br
Acontece - Chico Damaso
Fonte Acontece - Chico Damaso 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

APM promove evento para debater responsabilidade civil, ética e penal do médico