Aplique de Carne reúne desenho, instalação, vídeo e música em performance

Fonte Funarte 06/03/2013 às 14h

 

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 e irá ocupar a Funarte MG, entre os dias 07 de março e 21 de abril de 2013.

Tocando sob a Pele de Preguicca Gigante Foto Alexandre Vogler
Aplique de Carne - Ilustração: Alexandre Vogler

A Funarte MG recebe, a partir do dia 07 de março, um espetáculo multimídia resultado da reunião de artistas cariocas que atuam em diferentes categorias das artes e são reconhecidos na cena contemporânea por trabalhos que vão da música às artes plásticas. A performance conta a história de Aplique, uma menina que fugiu da barriga da mãe para seguir vitórias régias incandescentes e nadou durante dias pelo Rio Amazonas amparada e nutrida por arraias até ser deixada na beira do rio para ser criada por um casal sem filhos. Crescida, a menina tem uma revelação através de um sonho e, ao acordar, percebe que é diferente de todas as mulheres: ela possui gigantescos lábios vaginais. Aplique de carne é uma lenda urbana, criada pelos artistas Alexandre Vogler, Botika e Paulo Tiefenthaler.

A personagem Aplique é apresentada como escultura viva, atuando como bandleader do concerto de rock que acontece dentro da estrutura instalativa. As composições de sua banda, a grande prótese de látex, os slide shows, videografismos e fotos criam as camadas de compreensão da ficção, assim como o catálogo da performance – apresentado como livro infantil com ilustrações do artista Alexandre Vogler . Serão produzidos ainda vinis originais com as músicas e narrações e serigrafias por todo o espaço cênico.

 

A prótese que caracteriza a personagem, construída em látex, mede 4 metros de diâmetro e é adaptada ao corpo da atriz. Ela constitui a escultura central da instalação. Enquanto projeções reproduzem ensaio foto-videográfico de Aplique num contexto ambiental (Floresta da Tijuca), vinis com composições musicais criadas especialmente para o projeto e publicações (livros infantis Aplique) são disponibilizadas aos visitantes. Ainda três próteses menores serão usadas por três atrizes que constituem a banda de rock de Aplique e atuam também como músicas no concerto de rock. Extratos das performances serão veiculados em monitores dentro da instalação. Um ambiente escolar típico da região Ribeirinha do Amazonas, um lago com Vitórias Régias e grande quantidade de couve sob o chão complementam a instalação.

O catálogo da exposição, construído como livreto de contos infantis, será composto por essas ilustrações e textos de Botika e editado e distribuído pela editora Azougue. O encontro de diferentes categorias artísticas (música, body art, performance, arte cênica, foto e vídeo) com o universo cognitivo tradicional e subversivo brasileiro (folclore, indigenista, pornochanchada, antropofagia) e as referências artísticas diversas (pré-rafaelita, happenings e óperas rock) pretendem conferir originalidade ao espetáculo Aplique de Carne e propiciar várias possibilidades de leitura.

SERVIÇO

Exposição: 07 de março a 21 de abril, de 13h as 19h.

Apresentações: 07 e 08 , 14 e 15 e 21 e 22 de março às 19h30.

Duração: 80 minutos

Local: Funarte MG

R. Januária, 68 – Floresta, Belo Horizonte – MG

Telefone: (31) 3213-3084

Informações: (21) 89161011

Funarte
Fonte Funarte 06/03/2013 ás 14h

Compartilhe

Aplique de Carne reúne desenho, instalação, vídeo e música em performance