Anvisa prepara plano de contingência para Copa das Confederações

Fonte Imprensa/Anvisa 18/05/2013 às 11h
 

 

Os planos de contingência para atender a emergências de saúde pública, durante a Copa das Confederações, nos Aeroportos das cidades-sedes, serão finalizados até o dia 30 deste mês. O trabalho de construção desses planos, para aplicação nos demais Aeroportos e Portos brasileiros, faz parte da preparação da Agência para os grandes eventos de massa que ocorrerão no país nos próximos.

Para cada cidade, o plano reúne orientações e procedimentos que devem ser adotados em situações de emergência, acidentes e eventos relacionados à saúde, em consonância com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde- OMS, de acordo com os países do MERCOSUL e da Consulta
Publica
Portaria GM/Nº 950, de 15 de Maio de 2012. O trabalho é resultado da experiência acumulada na atuação em portos, aeroportos e fronteiras diante de situações de risco à saúde.
O plano está focado nas situações de doenças transmissíveis nos pontos de entrada do país. O documento também deve prever situações relacionadas a acidentes químicos e biológicos, entre outros, pois nestas situações é preciso haver a atuação de diversos órgãos, tanto da área de saúde como de segurança pública. Por isso, é importante que os procedimentos a serem adotados por cada órgão estejam bem definidos, evitando atraso ou falta de resposta ao problema.

Para os demais locais onde a Anvisa está presente, mas que não receberão jogos da Copa das Confederações, os planos deverão ficar prontos após o evento.

Ontem sexta-feira (17/5), a Agência participou da reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa, que acontece em Recife (PE). O encontro reúne representantes da área da saúde de todas as cidades que serão sede da Copa 2014, além de representantes do Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, Comissão Nacional de Energia Nuclear e Fiocruz.

 

Imprensa/Anvisa
Fonte Imprensa/Anvisa 18/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Anvisa prepara plano de contingência para Copa das Confederações