Antonio Patriota presta informações a senadores sobre atuação do Itamaraty

Fonte Agência Senado 30/03/2013 às 17h

Em audiência pública agendada para a próxima quinta-feira (4), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) ouvirá do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, os planos do Itamaraty para 2013. O objetivo, segundo o presidente da CRE, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), é ajudar a traçar o que o país quer das suas relações com o mundo.

 A audiência inaugura nova prática do CRE, que passará a ouvir os ministros das Relações Exteriores e da Defesa Nacional no início de cada período legislativo, para que apresentem o balanço de suas respectivas pastas. Ainda em abril, a CRE receberá o ministro da Defesa, Celso Amorim.

O comparecimento de Patriota poderá esclarecer aos senadores, entre outros temas, a posição do Brasil em relação à suspensão do Paraguai do Mercosul e da Unasul. No momento, o Paraguai está suspenso dos dois blocos, uma vez que o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho do ano passado, foi interpretado pelos governos de outros países-membros como rompimento da ordem democrática.

O país vizinho realizará eleições este ano, e na próxima reunião de cúpula do Mercosul, prevista para julho, em Montevidéu, o Uruguai passaria ao Paraguai a presidência do Bloco.

Embaixadores

Em reunião extraordinária, na terça-feira (2), a CRE apreciará a indicação dos diplomatas Edson Marinho Duarte Monteiro e Valter Pecly Moreira para serem embaixadores na Armênia e na Hungria, respectivamente.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 30/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Antonio Patriota presta informações a senadores sobre atuação do Itamaraty