Antonio Cicero começa série de palestras-show sobre poesia no Oi Futuro

Fonte Comunicação Corporativa – Oi 13/08/2014 às 21h
· Com direção e cenografia do artista e designer gráfico Luciano Figueiredo, o poeta, compositor e filósofo Antonio Cicero apresenta “O que é a poesia?”



· Projeto estreia dia 20 de agosto, às 19h30, e terá uma edição mensal até novembro, sempre no Oi Futuro em Ipanema



A partir do dia 20 de agosto, durante quatro quartas-feiras (uma por mês), Antonio Cicero apresentará a palestra-show inédita “O que é a poesia?”, no Oi Futuro em Ipanema. O compositor, poeta, crítico literário, filósofo e escritor convidará o público a ler e viajar com ele por alguns poemas, com a intenção de levar a ele uma “dimensão poética do ser”, em suas palavras. O espetáculo terá direção de Luciano Figueiredo, responsável pelo projeto gráfico da revista Navilouca, editada pelos poetas Torquato Neto e Waly Salomão, nos anos 1970, além de diretor técnico do Projeto Hélio Oiticica por 14 anos.



Segundo Cicero, a poesia escrita é capaz de transportar o leitor para uma dimensão do ser inteiramente diferente da dimensão cotidiana – prática e utilitária – em que todo o mundo passa a maior parte da vida. Trata-se da “dimensão poética do ser”. Para atingi-la, porém, não se pode ler um poema como se lê um texto qualquer, tal como um artigo de jornal, um e-mail ou uma bula de remédio.



A cada apresentação, Antonio Cicero proporcionará um mix de sensações fazendo leituras, comentários e reflexões de cerca de 30 poemas. Serão exibidos trechos de filmes de grandes nomes como Jean-Luc Godard e Charlie Chaplin, projeções e áudios de poemas de autores como Vinícius de Moraes, Ferreira Gullar e Augusto de Campos, quadros de Miró e Degas, além, claro, da leitura de poemas de sua autoria e de outros autores, clássicos e contemporâneos, como Carlos Drumond de Andrade, Sartre, Luis de Camões, Manuel Bandeira, Ivan Junqueira, Nelson Ascher e muito mais.



Paralelo a este novo trabalho, Antonio Cicero viaja o Brasil todo ministrando conferências sobre poesia, filosofia e literatura.



Biografia de Antonio Cicero



Poeta e ensaísta, Antonio Cicero é autor, entre outras coisas, dos livros de ensaios filosóficos “O mundo desde o fim” (1995) e “Finalidades sem fim” (2005) e dos livros de poemas “Guardar” (1996), “A cidade e os livros” (2002) e, em parceria com Luciano Figueiredo, “O livro de sombras: pintura, cinema e poesia” (2010). Em colaboração com Eucanaã Ferraz, editou a “Nova antologia poética de Vinícius de Moraes” (2003) e, com Waly Salomão, editou “O relativismo enquanto visão do mundo” (1994). Também é compositor musical, ao lado de parceiros como a irmã Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco.

Biografia de Luciano Figueiredo

Luciano Figueiredo iniciou a vida profissional nos anos 1960 como cenógrafo, em Salvador. Em 1967, participa da 9ª Bienal Internacional de São Paulo. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1969, e passa a criar cenografias para shows musicais e peças de teatro e a desenvolver projetos gráficos para discos, livros e revistas, entre elas, a “Navilouca”, editada por Torquato Neto e Waly Salomão. Entre 1972 e 1978, vive em Londres, onde estuda história da arte e literatura inglesa, interessa-se pelas possibilidades visuais da página impressa de jornal e, com base em pesquisas, desenvolve pinturas e objetos tridimensionais com colagens, malhas de arames e relevos monocromáticos. De volta ao Brasil, no fim da década de 1970 e início da seguinte, trabalha como diretor de arte em filmes do cineasta Júlio Bressane (1946). Entre 1981 e 1995, atua como diretor técnico do Projeto Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro, e, em 1994, é responsável pelas salas especiais Hélio Oiticica e Lygia Clark na 22ª Bienal Internacional de São Paulo. É nomeado diretor do Instituto Nacional de Artes Plásticas da Fundação Nacional de Arte - Funarte em 1986 e funda o Instituto Nacional de Artes Gráficas no mesmo órgão, dois anos depois. Paralelamente, realiza diversas exposições de pinturas e objetos em galerias do Rio de Janeiro e São Paulo.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que desenvolve e apoia programas e projetos nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade. O Oi Futuro tem um compromisso com a transformação e com a inclusão social, tendo como missão promover o desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.



Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital e criativa, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, e o Museu das Telecomunicações nas duas cidades, além de apoiar festivais e projetos em todas as regiões Brasil por meio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados.



O programa Oi Novos Brasis reafirma o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano. O esporte completa o seu escopo de atuação apoiando projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal.



SERVIÇO:



Temporada: dias 20/08, 17/09, 22/10 e 19/11 (04 apresentações)

Dia e Horário: quartas-feiras, às 19h30

Local: Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)
Informações: (21) 3131- 9333

Classificação Indicativa: 14 anos

Duração: cerca 75 minutos

Capacidade: 94 lugares

Ingresso: Entrada Franca (*retirada de senha 30 minutos antes da apresentação)

Gênero: Palestra-show




Comunicação Corporativa – Oi
Fonte Comunicação Corporativa – Oi 13/08/2014 ás 21h

Compartilhe

Antonio Cicero começa série de palestras-show sobre poesia no Oi Futuro