Antes do segundo turno, candidato governista irá à Espanha

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O candidato governista à presidência do Uruguai, José Mujica, viajará à Espanha antes do segundo turno das eleições, marcado para o dia 29 de novembro, informou hoje a imprensa uruguaia.

No último domingo, Mujica foi o candidato mais votado nas eleições, com 47,5% dos votos, índice inferior aos 50% mais um necessários para que fosse eleito já no primeiro turno.

Agora, ele disputará a presidência com Luis Lacalle, do opositor Partido Nacional, que obteve o apoio de 28,5% do eleitorado.

Segundo o jornal El Observador, Mujica pretende "viajar à Espanha como parte de uma ação política para demonstrar sua aceitação internacional".

Junto ao seu companheiro de chapa, o ex-ministro da Economia Danilo Astori, o ex-guerrilheiro tupamaro também pretende se encontrar com o presidente do país, Tabaré Vázquez, que governará o país até março, quando assumirá o chefe de Governo eleito.

Ontem, um dia após as votações, Mujica reuniu-se com colaboradores a fim de alinhar a nova estratégia.

De acordo com o jornal El Espectador, a coalizão governista usará como argumento o fato de que é a única força "com um projeto nacional de longo prazo", em contraposição à incerteza que poderia ser desencadeada por uma gestão do Partido Nacional.
 
 
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Antes do segundo turno, candidato governista irá à Espanha