Ano de Portugal no Brasil traz ao Rio peça inédita sobre Fernando Pessoa

Fonte Agência Brasil 03/05/2013 às 17h

Rio de Janeiro - Como parte da programação do Ano de Portugal no Brasil, o Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, apresenta de hoje (3) a domingo (5), às 19h, uma peça inédita com a atriz portuguesa Maria do Céu Guerra, considerada a primeira-dama da arte dramática de seu país. Menino de Sua Avó, texto do dramaturgo Armando Nascimento Rosa, aborda a relação do poeta Fernando Pessoa com a avó paterna, Dionísia Seabra Pessoa, tida como louca e presença recorrente na história do escritor.

No espetáculo, Maria do Céu Guerra divide a cena com o ator português Adérito Lopes, que interpreta o poeta. A peça mostra um Fernando Pessoa jovem, que escreve em inglês e se autodenomina Alexander Search, o menos estudado de seus vários heterônimos. “Em cena, a fantasia e a realidade se confundem, à maneira pessoana, com personagens que se cruzam do lado de cá e de lá da vida”, descreve a atriz.

Nascida em Lisboa, Maria do Céu Guerra começou a carreira ainda na época da ditadura salazarista, quando o teatro e as demais artes portuguesas sofriam com a censura. Depois de passar por várias companhias, fundou o grupo A Barraca, onde está até hoje. Após a Revolução dos Cravos, em 1974, que pôs fim ao salazarismo, o grupo acolheu o dramaturgo brasileiro Augusto Boal (1931-2009), criador do Teatro do Oprimido e então exilado em Portugal.

“Transportamos no nosso trabalho a marca de sua escola, mas também éramos um grupo de um Portugal que eliminara seu passado de autoritarismo e incultura”, disse Maria do Céu Guerra.

Menino de Sua Avó é mais um espetáculo do projeto Dulcina Abre o Pano, vencedor do edital lançado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) para ocupação desse tradicional teatro carioca durante este ano. Os ingressos custam R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada. O Teatro Dulcina fica na Rua Alcindo Guanabara, 17, na Cinelândia, centro do Rio.

A programação do Ano de Portugal no Brasil, assim como a do Ano do Brasil em Portugal, vai até 10 de junho, data nacional lusa.

 

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 03/05/2013 ás 17h

Compartilhe

Ano de Portugal no Brasil traz ao Rio peça inédita sobre Fernando Pessoa