Anilhas do Cemave terão endereço eletrônico

Fonte Comunicação ICMBio 13/05/2013 às 9h

anilha cemaveBrasília  – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou a criação do domínio http://www.cemave.gov.br, endereço eletrônico que constará no novo modelo de anilhas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave). Antes, as anilhas continham apenas o código alfanumérico que serve para individualizar a ave anilhada, a inscrição “Avise CEMAVE” e o endereço físico “CP-34 Brasília-DF”.

Leia também: Inscrições para curso de anilhamento terminam nesta segunda (13)

Com o endereço nas anilhas, as pessoas que encontrarem aves anilhadas vão poder, agora, relatar o fato ao Cemave, informando a data, o local e as condições em que a ave foi encontrada, o que facilitará a recuperação.

De acordo com a direção do Cemave, essas informações são preciosas para a pesquisa, monitoramento e avaliação do estado de conservação de aves silvestres, pois fornecem dados sobre ocorrência, rotas de migração, sobrevivência, longevidade das aves, entre outros.

Para relatar uma recuperação, o cidadão tem as seguintes opções: o endereço físico do Cemave (BR 230 – Km 10 Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo 58.310-000 – Cabedelo-PB); o telefone do Centro: (83) 3245-5001); o e-mail sna.cemave@icmbio.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; o perfil do Cemave no Facebook (http://www.facebook.com/cemave.icmbio); e o formulário disponível no site do Centro (http://www.icmbio.gov.br/cemave).

Agora, ao encontrar uma ave anilhada, as pessoas podem acessar a internet e digitar o endereço http://www.cemave.gov.br, que irá redirecioná-lo para o formulário disponível no site do Centro. Elas devem, então, preencher as informações solicitadas no formulário e enviar para o Cemave.

Com a inovação e a realização de campanhas educativas, o Centro espera que a taxa de recuperações aumente no país, gerando mais informações científicas e, consequentemente, contribuindo com mais subsídios à conservação da avifauna.

Anilhamento

O anilhamento é uma técnica de marcação de aves por meio de anéis contendo códigos individuais (letras e números), que permite diferenciar um indivíduo de uma determinada espécie do restante da população.

O banco de dados do Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA), que é coordenado pelo Cemave, possui cerca de 700 mil dados de anilhamento de aves no Brasil, fornecidos por mais de mil anilhadores cadastrados.

Serviço:

Confira abaixo esquema comparativo entre o novo modelo de anilhas e o antigo:

Modelo novo
G 12345
WWW.CEMAVE.GOV.BR
Modelo antigo
G 12345
AVISE CEMAVE
C.P. 34 BRASÍLIA-DF

 

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 13/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Anilhas do Cemave terão endereço eletrônico