Anhanguera se mobiliza para o Dia da Responsabilidade Social

Fonte Alfapress 19/11/2009 às 0h
O Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior será comemorado em todo o País no dia 26 de setembro (sábado). Para marcar essa data, as unidades da Anhanguera estarão mobilizadas em 39 cidades para promover cerca de 400 atividades voltadas para a comunidade. A expectativa da instituição é atender, durante todo o dia, mais de 80 mil pessoas.

O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, comemorado pela primeira vez em 29 de outubro de 2005, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Trata-se de um grande evento que reunirá instituições de ensino superior (IES) particulares de todo o Brasil, num só dia, para organizar uma grande mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvem durante todo o ano.

A Anhanguera, que tem em seu dia-a-dia a prática da responsabilidade social, irá utilizar a data para expor seus projetos sociais, visando à troca de experiências, o fortalecimento entre as parcerias da instituição com a sociedade e o debate de temas como ética e cidadania.

Diversas atividades, em várias áreas, serão promovidas pelas unidades da Anhanguera no dia 26. As ações envolverão alunos, professores e funcionários da instituição (confira abaixo os locais onde serão realizadas as atividades).


Atividades

Serão realizadas orientações profissionais, desde a elaboração e reformulação de currículos até palestras sobre postura profissional e orientações vocacionais. Os presentes também terão a oportunidade de receber informações sobre finanças pessoais e orçamento doméstico.

Na área do Direito, as pessoas receberão orientações jurídicas sobre temas diversos. A Anhanguera também oferecerá oportunidade para a inclusão digital com orientações básicas de informática e uso da internet.

O meio ambiente será outro tema das ações de responsabilidade social, com orientações sobre os principais cuidados com os animais e educação ambiental, além do plantio de árvores nativas. Também serão realizadas orientações veterinárias, atendimento clínico e vacinação de animais.

Oficinas também serão promovidas durante todo o dia, com temas variados, como arte, fotografia, culinária, maquiagem e informática. Feiras e exposições também serão realizadas, com temas como tecnologia, engenharia, empregabilidade e profissões em geral. As pessoas ainda poderão conferir apresentações artísticas e culturais.

A Anhanguera disponibilizará ainda serviços na área da saúde, como verificação da pressão arterial, testes de glicemia, coleta de doação de sangue e avaliações física e nutricional. Também serão oferecidas informações sobre postura e cuidados com a coluna vertebral, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gripe Influenza A H1n1, auto-exame de mamas, estresse e outros assuntos. Em algumas unidades também será oferecido o serviço de corte de cabelo gratuito.

Para os adeptos das atividades físicas, algumas unidades promoverão alongamento, caminhada, capoeira e danças de salão, além de orientações com professores e alunos. As atividades atenderão tanto o público jovem e adulto, quanto a terceira idade.

O Dia do Ensino Responsável da Anhanguera contará ainda com atividades para crianças e jovens, oficinas de desenho, pintura, recreação, brinquedoteca, gincana cultural, jogos educativos, cinema, coral e teatro. O projeto Biblioteca Aberta, voltado para o incentivo à leitura, também será desenvolvido em algumas instituições, envolvendo alunos de ensino fundamental e médio das escolas públicas.

O que acontece nas unidades do Distrito Federal dia 26 de setembro

Taguatinga JK

Local: Qs1 rua 212 lotes 11/15 - Águas Claras-DF
CEP: 71950-550
Telefone: (61)3352-6290

Assistência jurídica
Orientação profissional
Avaliação e relachamento
Educação ambiental
Distribuição de mudas de plantas medicinais
Orientação nutricional
Biblioteca aberta

 
Taguatinga Santa Terezinha


Local: QI 20, lotes 1-25 · Taguatinga Norte

Telefone: (61) 3354-4650
Xadrez
Oficina de produção textual
Oficina de confecção de brinquedos com material reciclável
Oficina com software photoshop CS3
Oficina sobre navegação na internet
Atividades recreativas
Atividades para conscientização e utilização correta da voz
Oficina de construção de histórias em quadrinhos
Orientação profissional
Verificação de pressão arterial
Orientaçãoes sobre a gripe Influenza A H1N1

 
Taguatinga FACNET Local:Taguatinga Shopping - QS 01 RUA 210, Lote 40 · Taguatinga

Telefone: (61) 3037-1234 / 0800-941-4444

Apresentações de dança e teatro
Orientação profissional
Inclusão digital
Oficina de planilhas eletrônicas 
Atividades Infantis
Oficina sobre a formação do pedagogo
Orientação para processo seletivo 

 

Extensão comunitária

Desde sua criação, a Anhanguera Educacional é uma organização embasada nos preceitos de inclusão, ascensão e responsabilidade social. Dessa forma, a organização não visa formar apenas profissionais capacitados para o mercado de trabalho, como também, cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

E para cumprir essa missão, a Anhanguera promove todos os anos os chamados projetos de extensão comunitária, ações de responsabilidade social que criam oportunidades para os alunos aliarem o conhecimento teórico e a prática da profissão, além de cumprirem seus deveres como cidadãos. Em contrapartida, as comunidades localizadas nas cidades e regiões onde estão as unidades de ensino recebem auxílio no acesso aos bens educacionais e culturais, de forma participativa, sistemática e permanente.

A cada ano, a Anhanguera registra crescimento do número de projetos comunitários e também de pessoas atendidas. Em 2003, por exemplo, foram 34 ações e 11.740 pessoas beneficiadas. Quatro anos depois, os trabalhos voltados para a comunidade chegaram a 654, além de 284.538 beneficiados. Em 2008, a Anhanguera promoveu em suas unidades de ensino superior 785 projetos e atendeu 524.578 pessoas.
Alfapress
Fonte Alfapress 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Anhanguera se mobiliza para o Dia da Responsabilidade Social