Anhanguera lança programa para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Fonte Alfapress 19/11/2009 às 0h
Com o compromisso de gerar menos carbono em sua atuação, a Anhanguera Educacional lançou na última quarta-feira um programa com o objetivo de reduzir emissão de gases de efeito estufa. O anúncio foi feito pela diretora de Programas Institucionais da Anhanguera, professora Maria Elisa Erhardt Carbonari, durante o evento de lançamento do Relatório de Responsabilidade Social, realizado na Amcham Business Center, em São Paulo, e que contou com a presença de diversas personalidades e autoridades, como o secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o deputado estadual Fernando Capez, e o jogador de futebol Cafu, representando a Fundação Cafu.


A eficiência energética é o primeiro passo do programa, que recebeu o nome de Anhanguera Sustentável. A substituição do sistema de iluminação interna convencional de suas unidades para sistemas com calhas refletivas possibilita um menor consumo de energia elétrica, minimiza o descarte de resíduos tecnológicos e reduz a emissão de gases de efeito estufa. “O programa Anhanguera Sustentável vai ampliar ainda mais nossa colaboração com a preservação do meio ambiente, através da conscientização de nossos alunos, professores e funcionários”, destacou a professora Maria Elisa.


Visando a otimização de seus indicadores ambientais, a Anhanguera tem como objetivo a melhoria de sua pegada ecológica. E o trabalho de eficiência energética é um dos principais aspectos ambientais em curso, uma vez que as emissões evitadas de carbono equivalente serão contabilizadas através de um Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa, a ser elaborado dentro das premissas do Programa Brasileiro GHG Protocol e Norma ISO 14.064, de Mudanças Climáticas. “Para a sociedade, significa a certeza de uma atuação consciente por parte de uma empresa comprometida com a responsabilidade socioambiental. Para a Anhanguera, significa um mapeamento do impacto, o que vislumbra caminhos a seguir e meios para se desenvolver de forma consciente”, acrescentou a professora Maria Elisa.


Lançamento do relatório


Pelo quarto ano consecutivo, a Anhanguera Educacional lançou o seu Relatório Anual de Responsabilidade Social. Mais que uma prestação pública de contas sobre suas atividades e impactos econômicos e socioambientais, o documento foi gerado para confirmar o compromisso da organização com princípios e valores inerentes à responsabilidade social.


O documento publicado pela Anhanguera traz um resumo dos 785 projetos de extensão comunitária promovidos pela organização no ano passado. As ações, desenvolvidas nas unidades de ensino superior, atenderam mais de 524 mil pessoas e envolveram alunos, professores e funcionários de todas as unidades de ensino superior da instituição.


O evento de lançamento do relatório contou com a presença de autoridades, empresários e representantes de entidades. Na solenidade, o jornalista Gilberto Dimenstein ministrou uma palestra sobre responsabilidade social, ocasião que falou sobre o modelo Escola-Bairro, projeto desenvolvido pela ONG Cidade Escola Aprendiz.


Sobre a Anhanguera


A Anhanguera Educacional Participações S.A. é a maior organização com fins lucrativos de ensino profissional das Américas, com mais de 250 mil alunos em ensino superior e 500 mil alunos ao ano em ensino profissionalizante. Fundada em 1994, está presente em todos os estados do Brasil, oferecendo seus cursos através de uma rede que conta com 54 câmpus de ensino superior presencial, mais de 450 pólos de ensino superior a distância, e mais de 600 unidades de ensino profissionalizante.  A maioria de seus alunos trabalha durante o dia e estuda à noite, um segmento com grande demanda reprimida no Brasil. A Companhia é comprometida em oferecer cursos de qualidade que ajudem esses jovens trabalhadores a alcançar formação educacional compatível com as exigências do mercado de trabalho e a melhorar suas perspectivas de desenvolvimento profissional.

Alfapress
Fonte Alfapress 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Anhanguera lança programa para reduzir emissão de gases de efeito estufa