Aneel e CCEE debatem visão de futuro para o mercado de energia

Fonte Aneel 10/03/2013 às 10h

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu na quinta feira (07) o Gerente de Inteligência do Mercado, Alexandre Zucarato, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para falar sobre a “Visão de Futuro para o mercado brasileiro de energia elétrica”. O documento apresentado durante o workshop foi elaborado a partir de uma discussão com outros países sobre os aspectos importantes que devem ser incorporados para aperfeiçoar o mercado brasileiro, a fim de facilitar a transição para um mercado de energia elétrica mais maduro, eficiente e seguro.

O gerente da CCEE disse que o suprimento e a modicidade tarifária foram obtidos a partir do sucesso dos leilões promovidos pela Aneel, no âmbito do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), e destacou que existe espaço para o desenvolvimento do Ambiente de Contratação Livre (ACL), que representa 26% do mercado total, com potencial máximo de 46%, mantendo-se os limites da regulamentação atual.

Segundo Alexandre, um mercado maduro possui três atributos essenciais: neutralidade (regras que regem o mercado são de conhecimento público); simetria de informações (todos os participantes têm acesso às mesmas informações do mercado, a fim de evitar a manipulação) e liquidez (capacidade de um mercado possibilitar que os participantes executem suas transações rapidamente).

Para conquistar esse mercado maduro, o executivo ressaltou que é preciso criar um mercado organizado (Marketplace) com processos diretos, produtos padronizados e compensados por contrapartes centrais. Além disso, é necessário haver implementação de plataformas eletrônicas de comercialização ou Bolsas; criação de Clearing Houses e promoção da transparência de informações frente às autoridades. “Deve haver outra logística para o mercado livre, inclusive com políticas mais agressivas”, concluiu o gerente.

Aneel
Fonte Aneel 10/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Aneel e CCEE debatem visão de futuro para o mercado de energia