ANA premia instituições públicas que realizam projetos de uso racional da água

Fonte Ascom - ANA 16/05/2012 às 21h
Prêmio ANA 2012 reconhece boas práticas no uso da água por parte de instituições públicas. Inscrições vão até 1º de junho

Órgãos e entidades governamentais federais, estaduais e municipais, nas esferas executiva, legislativa e judiciária – assim como o Ministério Público e os Tribunais de Contas – interessados em participar do Prêmio ANA 2012 poderão inscrever gratuitamente seus trabalhos na categoria Governo até 1º de junho. Podem concorrer aquelas iniciativas de uso racional da água que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Desde 2006, a Agência Nacional de Águas (ANA) realiza a premiação.

Os interessados poderão enviar seus trabalhos por remessa postal registrada aos cuidados da Comissão Organizadora do Prêmio ANA 2012 no seguinte endereço: SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco “M”, Sala 222, Brasília (DF), CEP: 70610-200. A data de postagem será considerada como a de entrega. Os concorrentes poderão inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros, desde que acompanhados de declaração assinada pelo indicado, concordando com a indicação e com o regulamento da premiação.

Concedido a cada dois anos, o Prêmio ANA terá uma Comissão Julgadora composta de membros externos à Agência e com notório saber sobre recursos hídricos, meio ambiente ou patrimônio cultural. Um representante da Agência Nacional de Águas presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira (quando aplicável).

Na edição de 2012 há oito categorias: Governo, Empresas, Ensino, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa e Organismos de Bacia. Para cada uma delas, a Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas. As vencedoras serão conhecidas em solenidade de premiação em 5 de dezembro de 2012 no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Os oito vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA, concebido pelo mestre vidreiro italiano Mario Seguso exclusivamente para a premiação. Os finalistas viajarão para Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.

Cronograma

• Inscrições: até 1º de junho de 2012;
• Prazos de julgamento: de 6 de agosto a 14 de setembro e de 8 a 12 de outubro de 2012;
• Comunicação aos finalistas: de 29 de outubro a 2 de novembro de 2012;
• Cerimônia de premiação: 5 de dezembro de 2012.

Histórico

Em 2008, a categoria Governo entrou no Prêmio ANA. Na ocasião, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte ganhou com o trabalho “Um Modelo de Gestão de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais”, cujo objetivo é contribuir para a proteção e a conservação do manancial do sistema adutor Serra de Santana, que abastece mais de quatro mil famílias potiguares. No Prêmio ANA 2010 o troféu foi para Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais com o “Projeto Revitalização da Bacia do Rio das Velhas”. O trabalho visa a tornar o rio navegável, melhorar a qualidade do manancial e conscientizar a população ribeirinha sobre a importância do curso d’água.

Informações

Para mais informações acesse o hotsite www.ana.gov.br/premio , envie e-mail para premioana@ana.gov.br ou ligue para (61) 2109-5412
Ascom - ANA
Fonte Ascom - ANA 16/05/2012 ás 21h

Compartilhe

ANA premia instituições públicas que realizam projetos de uso racional da água