Ana Amélia chama atenção para combate ao câncer de mama e de colo de útero

Fonte Agência Senado 10/05/2013 às 19h

A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou nesta sexta-feira (10) mais atenção do governo à saúde das mulheres. A parlamentar manifestou apoio a uma ação da União Latino-Americana Contra o Câncer da Mulher – que lançou esta semana um guia para a redução e eliminação do câncer de mama e de colo de útero.

De acordo com a organização, a cada ano, 118 mil mulheres morrem na América Latina vítimas dessas doenças. O documento intitulado A “Declaração dos Direitos da Mulher para o Câncer de Mama e de Colo de Útero da América Latina” lista uma série de medidas necessárias para garantir o acesso equitativo à informação, prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento.

- Para diminuir os riscos de ocorrência do câncer de mama e de colo do útero, uma das ações destacadas no documento é o estímulo a hábitos saudáveis, como exercícios regulares, alimentação equilibrada, moderação no consumo de álcool e o fim do hábito de fumar. A ciência já comprovou que essas ações reduzem, significativamente o risco de desenvolver câncer e outras enfermidades – assinalou Ana Amélia.

A parlamentar lembrou que algumas propostas já aprovadas pelo Senado têm objetivo de ajudar no combate a essas doenças. É o caso do projeto seu que inclui, no rol dos serviços prestados pelos planos de saúde, a quimioterapia oral em domicílio. A proposta (PLS 352/11) de Ana Amélia ainda tramita na Câmara dos Deputados.

Outra medida destacada por Ana Amélia é a Lei 12.732/12, que garante atendimento aos diagnosticados com câncer para que o início do tratamento pelo SUS ocorra no máximo de até dois meses. O marco legal é fruto de um projeto do ex-senador Osmar Dias, do Paraná.

- O maior presente que eu posso dar a todas as mães gaúchas e brasileiras, além de proposições legislativas, como já informei, são informações, pois sei que prevenção e detecção no tempo certo, com acesso a serviços médicos e psicológicos de qualidade, são essenciais – afirmou.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 10/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Ana Amélia chama atenção para combate ao câncer de mama e de colo de útero