Alvaro Dias diz que governo faz reforma administrativa às avessas

Fonte Agência Senado 30/03/2013 às 17h

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou o aumento de despesas com a contratação de pessoal pelo governo federal. O parlamentar afirmou que o governo, em vez de realizar uma reforma administrativa para enxugar a máquina pública, faz uma reforma às avessas, inchando-a cada vez.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o senador informou que o Orçamento para este ano prevê um acréscimo de R$ 5,1 bilhões na folha de pagamento do governo federal, com a contratação de mais 61,7 mil novos servidores para os três Poderes, sendo 49,3 mil para o Poder Executivo. O parlamentar lembrou que, com esse acréscimo, a folha de pessoal da União chegará a R$ 225,9 bilhões em 2013, ano que antecede a eleição presidencial.

- Fica a impressão de que a presidente da República está se preparando para a disputa eleitoral e convocando cabos eleitorais privilegiados para esse embate que se travará no campo eleitoral de 2014 – acusou o senador.

Com o aumento das despesas, prosseguiu, o governo acaba por elevar a carga tributária, o que, por sua vez, “assusta, comprime, deprime e esmaga o setor produtivo nacional”, inibindo o crescimento econômico. Em contrapartida, os serviços essenciais prestados pelo governo, como saúde, educação e segurança pública, já não bastasse sua péssima qualidade, pioram cada vez mais.

O senador disse que projeto aprovado pela manhã pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que autoriza a contratação de 2.622 servidores, só passou porque visa atender a uma demanda do Sistema Único de Saúde, uma área essencial.

No mesmo pronunciamento, Alvaro Dias assinalou a iniciativa do Ministério Público de investigar a viagem da comitiva da presidente Dilma Rousseff a Roma, para a cerimônia de entronização do papa Francisco. O senador informou que foram alugados 52 apartamentos em hotel de luxo para hospedar toda a comitiva. Ele pediu celeridade à Mesa do Senado Federal na apreciação do pedido de informações sobre a viagem, por ele apresentado.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 30/03/2013 ás 17h

Compartilhe

Alvaro Dias diz que governo faz reforma administrativa às avessas