Alunos do Guará mobilizam comunidade sobre atitudes ecológicas

Fonte BSB Comunicação 19/11/2009 às 0h
Na próxima quarta (09) acontecerá no Centro Educacional 4 do Guará I, a I Feira de Ciências "Escola Verde Vida", às 09 horas. Esta feira é o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante todo o período de realização do projeto "Escola Verde Vida", idealizado pela ong Família Cidadã, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Seu enfoque é demonstrar como cuidar e preservar o meio ambiente através de atitudes simples, aplicadas no cotidiano.

O trabalhos apresentados no evento estimularão a população a praticar a coleta seletiva de lixo e mostrará porque é importante manter e cuidar da preservação das áreas verdes. No local também haverá oficinas de reciclagem e a reutilização de lixo. Para encerrar, os visitantes assistirão a apresentação da peça "Sonhos", que trata com clareza a importância da reciclagem.

Tudo começou quando o Centro Educacional 4 do Guará I recebeu quatro lixeiras seletivas e uma composteira para fabricação de lixo orgânico através das folhas secas. Cada lixeira tem uma cor diferenciada para cada tipo de lixo. São elas: vermelha para lixo em plástico, amarela para metais, azul para papéis, e verde para os vidros. "A coleta seletiva do lixo é o primeiro passo para viver num mundo ecologicamente correto." alega Kátea Puttini, presidente da Associação Família Cidadã.

A proposta é oferecer oportunidades para reflexões sobre a realidade local, as relações das pessoas com a natureza e seus resíduos e o desafio da necessidade de mudanças de hábitos e padrões de consumo. A Implantação da Coleta Seletiva do Lixo nas escolas, sensibiliza a comunidade escolar com vistas à redução, reutilização e reciclagem, atraindo assim a participação construtiva da comunidade.

Além disso, abrange a ecologia urbana, de forma mais ampla, e permite a percepção prática do meio em que se inserem as comunidades escolares, as conseqüências de suas ações cotidianas e a responsabilidade individual e social, de cada um.
BSB Comunicação
Fonte BSB Comunicação 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Alunos do Guará mobilizam comunidade sobre atitudes ecológicas