Alunos da Ufpe têm período de estudo na Universidade de Tóquio

Fonte Ascom do CsF* 28/05/2013 às 20h
Quatro bolsistas da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) estiveram entre os primeiros estudantes contemplados por bolsas para graduação sanduíche no Japão. Cainã Ramos, Rafael Magalhães, Petrônio Mesquita e Vinícius Fernandes Felix, todos estudantes de engenharia mecânica, estudaram com apoio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na Universidade de Tóquio – ou Todai, como é conhecida no país asiático.

 

Os jovens brasileiros tiveram oportunidade de desenvolver pesquisas em modernos laboratórios da Todai, nas áreas de Gestão dos Sistemas de Inovação e Materiais, sempre com ênfase em aplicações à engenharia naval. Debruçaram-se, em particular, sobre o comportamento (e possibilidade de ruptura) de dutos para transporte de fluidos (petróleo, gás etc.) e sobre projeto de Floating Production Storage and Offloading (FPSO) da empresa japonesa Mitsui Ocean Development & Engineering Co., Ltd (Modec), que tem atuação no Brasil.

A experiência incluiu estágio de um mês no Setor de Design de Navios do principal estaleiro da Mitsubishi Heavy Industries, em Nagasaki, onde puderam ver de perto não apenas a aplicação dos conhecimentos de engenharia a análises estruturais de fadiga e ruptura, mas também a estratégia de marketing da companhia. A proximidade entre a universidade e as empresas, bem como a possibilidade de aproveitar do aprendizado na volta ao Brasil, com as oportunidades abertas pelo pré-sal, foram os pontos fortes do intercâmbio.

Tudo isso foi possível graças a uma já estabelecida cooperação entre o orientador dos jovens em Recife e o professor Shuji Aihara, do Departamento de Sistemas de Inovação da Escola de Engenharia da Todai, que, por sua vez, trabalha em estreita cooperação com a iniciativa privada japonesa. Aihara manifestou uma ótima impressão e a intenção de receber mais brasileiros. E, em novembro, o Todai Forum levará pela primeira vez ao Hemisfério Sul as pesquisas mais modernas da universidade: Santiago (Chile), dias 7 e 8, e São Paulo, dias 11 e 12.

 

*Com informações da Embaixada do Brasil em Tóquio

Ascom do CsF*
Fonte Ascom do CsF* 28/05/2013 ás 20h

Compartilhe

Alunos da Ufpe têm período de estudo na Universidade de Tóquio