Aluno do Ciência sem Fronteiras apresenta artigo na Conferência Britânica de Pesquisa em Graduação

Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 18/05/2013 às 12h

Com o auxilio do programa Ciência sem Fronteiras o aluno brasileiro Guilherme de Souza apresentou o artigo "Critical comparison of theories put forward for moving business towards sustainable development" (Comparação crítica de teorias que buscam impulsionar empresas ao desenvolvimento sustentável) no Reino Unido.

Guilherme apresentou seu artigo durante a Conference of Undergraduate Research BCUR (Conferência Britânica de Pesquisa em Graduação) 2013, que ocorreu na Universidade de Plymouth. A Conferência Britânica de Pesquisa de Graduação promove a pesquisa de graduação em todas as disciplinas e reúne-se anualmente em uma universidade britânica diferente. Alunos de graduação de todos os níveis são convidados a submeter trabalhos, cartazes, oficinas e performances para a Conferência.

Nota13mai13-WEB
(Foto: Acervo Pessoal)


O aluno estuda Gestão Ambiental no Brasil na Universidade de São Paulo, e no Reino Unido ele cursou BSc Sustainability and Environmental Management na Universidade de Leeds. Segundo o aluno, a viagem e o evento, assim como a apresentação do artigo, pode proporcionar a ele um grande aprendizado "Foi uma experiência excelente, na qual pude compartilhar ideias com estudantes e professores sobre a vida acadêmica no país. A conferência possui prestígio na comunidade acadêmica Britânica, e creio que o fato de meu abstract ter sido aceito para eu apresentar meu artigo é motivo de grande satisfação para todos nós envolvidos no CsF", afirmou.

 

O estudante comentou ainda sobre a universidade qual estudou, classificando como "excepcional" o apoio aos novos estudantes, auxiliados por muita informação e eventos, fazendo com que a familiarização com o Reino Unido e com a cultura se tornasse tranquila, principalmente pelo modo receptivo como as pessoas o trataram.

Ciência sem FronteirasCiência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Coordenação de Comunicação Social da Capes
Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 18/05/2013 ás 12h

Compartilhe

Aluno do Ciência sem Fronteiras apresenta artigo na Conferência Britânica de Pesquisa em Graduação