Aluguel sem dor de cabeça

Fonte Enfato multicomunicação 02/04/2013 às 20h

Fiador, título de capitalização, seguro-fiança? A Guarida Imóveis explica as três modalidades de garantia mais comuns e esclarece direitos e obrigações.

Após procurar por algum tempo e finalmente encontrar o imóvel ideal para alugar, as pessoas podem vir a se deparar com burocracias para concluir o negócio. Para esclarecer as garantias na locação de um imóvel, a Guarida Imóveis explica a diferença entre fiança, seguro-fiança e caução. Segundo Regis Scalari, Diretor de Locações da empresa, o que mais se utiliza é a fiança, apesar da dificuldade de encontrar alguém disponível para assumir o risco. “O fiador se trata de uma terceira pessoa, que se obriga pessoalmente perante o credor. É ele quem será responsabilizado na ausência do pagamento do locatário”, explica.

Já o seguro-fiança, outra opção de garantia, é menos procurado, embora esteja em fase de crescimento. “Esse tipo de negócio existe há pelo menos dez anos, no qual o contratante é intermediado por uma seguradora e fica isento de procurar um fiador ou depositar uma caução”, conta. O valor varia muito pouco e tende a obedecer a uma taxa padrão para o seguro-fiança básico, que é de 3,5% ao mês sobre o valor do aluguel mais encargos (condomínio e IPTU). “Para o dono do imóvel, o melhor ainda é essa modalidade, pois se o locatário não pagar, não é preciso acionar o fiador nem recorrer ao judiciário para receber", diz Scalari.

Para quem não tem fiador disponível e não quer contratar uma empresa para intermediar, a solução é o título de capitalização, cujo valor a ser depositado será definido pelo locador e pela imobiliária. É feita a assinatura de um termo de autorização em que o dinheiro será revertido ao proprietário no caso de falta de pagamento do aluguel. É possível usar os recursos no reparo de danos ao imóvel causados pelo inquilino.

O ideal, seja qual for o tipo de garantia que a pessoa escolher, é sempre procurar uma empresa idônea para concretizar o negócio e evitar as surpresas desagradáveis. A Guarida oferece facilidades de locação e auxílio 24 horas para locatário e locador, tornando o processo mais simples e menos desgastante para todos os envolvidos. Saiba mais em www.guarida.com.br/alugueis.

Sobre a Guarida Imóveis

No ramo imobiliário desde 1977, nos últimos anos a Guarida Imóveis tem ampliado significativamente sua participação no mercado imobiliário gaúcho. Conta com mais de 600 profissionais para atender aos mais de 80 mil clientes na administração de alugueis e condomínios e na compra e venda de imóveis. Focada nos princípios de modernidade, visão de futuro e excelência em serviços, no ano 2000 a empresa tornou-se a primeira imobiliária da Região Sul do País certificada internacionalmente pela ISO 9001 em administração de alugueis, condomínios e intermediação na compra e venda de imóveis. Também já conquistou diversas premiações e reconhecimentos como: Melhores empresas para Trabalhar RS, Brasil e América Latina do Great Place to Work Institute, Top of Mind da Revista Amanhã, Top Ser Humano, Marcas de Quem Decide do JC e Qualidata, e Prêmio Responsabilidade Social Assembleia Legislativa RS.

Enfato multicomunicação
Fonte Enfato multicomunicação 02/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Aluguel sem dor de cabeça