Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha brilham no Canadá

Fonte Brasil 2016 13/08/2014 às 8h
Competindo no Lago Megantic, no Canadá, os brasileiros Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha conquistaram o ouro na sexta etapa da Copa do Mundo da Fina de maratonas aquáticas. Com o resultado conquistado no último sábado (9), ambos seguem liderando o Circuito Mundial estando, agora, a duas etapas do título.

A prova canadense se tornou ainda mais especial ao garantir a Allan do Carmo sua primeira medalha de ouro e a liderança no ranking masculino, com 83 pontos. O baiano busca nesta temporada mais uma quebra de barreira na carreira: o título inédito do Circuito Mundial.

“Estou muito feliz por ter conquistado, enfim, essa medalha. Já tinha chegado perto algumas vezes e venho buscando isso há muito tempo. Esse ouro é muito expressivo para mim, veio na hora certa e nos mostra que estamos no caminho certo", conta Allan, que treina há quase nove anos sob a liderança de Carlos Rogério Arapiraca. Nesta etapa, o treinador acompanhou de perto o esforço de Allan, em um caiaque ao seu lado para auxiliá-lo durante o percurso. "Foi muito bom dividir essa alegria com ele e ainda com todos os membros da equipe, que me ajudam muito”, comemorou Allan.

Durante o percurso de 10 quilômetros da prova masculina, o pelotão seguiu embolado e somente no quilometro final as posições foram se definindo. Allan assumiu a liderança nos últimos 800 metros e venceu após 2h22m30, tendo o australiano, George O’brien (2h22m56) e o canadense Philippe Guertin (2h22m59) como segundo e terceiro colocados, respectivamente. O brasileiro Samuel de Bona ficou com a quarta colocação (2h23m00). Já Diogo Villarinho terminou em nono, com 2h23m13.

Na prova feminina, Ana Marcela Cunha, única brasileira na disputa, foi a única atleta que conseguiu seguir o sprint da argentina Cecilia Biagioli, imposto ainda no oitavo quilômetro da prova. Com isso, as duas formaram o pelotão principal. Somente nos últimos 800 metros a brasileira forçou o ritmo e assumiu a dianteira da etapa até vencê-la, com 2h28m03. O pódio ainda contou com Celilia Biagioli, da Argentina, com a prata (2h29m08), e Emily Brunemann, dos Estados Unidos, com o bronze (2h32m56).

“Começamos com um ritmo mais tranquilo até a Cecilia apertar mais. Mas quando abri uma distância eu consegui administrar bem e vencer. Esse foi mais um passo importante para conseguir o nosso objetivo principal deste ano, que é o terceiro título do Circuito e nos preparar bem para o Mundial do ano que vem e chegar bem aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016”, analisou Ana Marcela Cunha.

Ana Marcela, atual líder do ranking feminino, com 114 pontos, ainda comentou o sentimento de subir ao pódio no mesmo dia em que seu conterrâneo e amigo conquistou sua primeira medalha de ouro na mesma prova. “Ver dois baianos vencendo uma etapa de Mundial é muita alegria. Allan estava batendo na trave fazia um tempo e merecia muito esta vitória. Isso só vem comprovar o trabalho sério que fazemos e reforçar que somos os atuais campeões mundiais por mérito. Toda a equipe está de parabéns.”

Com a vitória, a nadadora confirma a boa fase com a conquista da sexta medalha, em seis etapas disputadas. Em Viedma, na Argentina, foi prata, no mês de fevereiro. Depois, em Cancún, México, ficou com o bronze, no mês de abril. Daí em diante, só garimpou ouro: Setúbal, em Portugal, no mês de junho; e as três em lagos canadenses, uma em julho e duas em agosto.

Próximas etapas da Copa do Mundo 10km 2014
- Hangzhou – China – 12 de outubro
- Hong Kong – 18 de outubro

Histórico dos brasileiros na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros

2007 – Poliana Okimoto – 3º lugar
2008 – Ana Marcela – 3º lugar
2009 – Poliana Okimoto – 1º lugar
2009 – Allan do Carmo – 2º lugar
2010 – Ana Marcela – 1º lugar
2012 – Ana Marcela – 1º lugar
2012 – Allan do Carmo – 3º lugar
2013 – Allan do Carmo – 3º lugar
2013 – Ana Marcela Cunha – 3º lugar


Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 13/08/2014 ás 8h

Compartilhe

Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha brilham no Canadá