Aliança Renault-Nissan investe no Carnaval do Rio de Janeiro

Fonte Evaldo Costa 27/05/2013 às 19h

Atenta as oportunidades do mercado de veículos elétricos, a Aliança Renault-Nissan investe nos jogos olímpicos de 2016 e no Carnaval do Rio de Janeiro em 2014.

Pode parecer lento, mas o veículo elétrico e híbrido está ocupado mais espaço no mercadoglobal. Prova disso é o anúncio da organização Norte-Americana Plug-In America de que as vendas de VEs e híbridos alcançou 100 mil unidades apenas nos Estados Unidos. O número é significativo, especialmente se levado em conta que eles começaram a ser vendidos no país, somente há três anos atrás.

Um outro dado animador para osdefensores da mobilidade elétrica, foi a divulgação na semana passada de estudoda Navigant Research, revelando quemuito embora a Europa tenha vendido menos de 37 mil unidade de VEs e híbridos em 2012, o continente deverá vender em torno de 849 mil unidades até 2020.

Além disso, é difícil passar um mês sem que tenha anúncio de novos modelos de VEs e híbridoschegando ao mercado. Levando-se em conta que temos em torno de 200 montadoras globalmente, e que ninguém vai querer ficar fora deste segmento, não demora muito e teremos igual número de modelos híbridos e elétricos nas ruas.

Também, há o fato de novos países estarem aderindo a mobilidade elétrica. No Brasil, porexemplo, há pelo menos cinco projetos de leis no legislativo aguardando votaçãopara sua regulamentação. As montadoras e empresas interessadas no setor, a exemplo da concessionárias de energia elétrica, estão se antecipando e testandosuas soluções que vão de smart grid a estações de carregamento de veículos elétricos.

A Aliança Renault-Nissan está construindo uma fábrica que será inaugurada em Janeiro de 2014. Ela provavelmente estará em condições de produzir também, veículo elétricos. Aliás, a Aliança não tem poupado esforços para fazer da mobilidade elétrica, realidade na segunda maior cidade brasileira.

Além de serpatrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2016, ela acaba de se tornar patrocinadora da Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, uma importante escola que desfila no grupo especial do Carnaval Carioca e homenageará, no Sambódromo de 2014, a sustentabilidade tão defendida pela Aliança Renault-Nissan. É a primeira vez que uma montadora faz esse tipo deinvestimento no Carnaval do Rio de Janeiro.

O Carnaval brasileiro é a maior festa popular do país. Ele acontece durantequatro dias e o último dia precede a quarta-feira de cinzas (início da Quaresma) e é televisionado para mais de 180 países. O Carnaval carioca é o mais rico e conhecido. O governo local injetou em 2013, mais de R$35 milhõespara os desfiles e cada uma das 12 escolas do grupo especial investiu entre R$ 5 milhões e R$9 milhões (entre US$2,5 e US$4,5 milhões) para percorrer, empouco mais de uma hora, a Passarela do Samba.

As escolas do grupo especial do Rio de Janeiro geram mais empregos e renda do que muitas empresas brasileiras. A cidade recebeu no verão de 2013 mais de três milhões de turistas que deixaram na cidade mais de R$4 bilhões de reais (US$2 bilhões).

A Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro é uma escola de samba, das mais populares do Rio de Janeiro. Foi fundada em 5 de março de 1953 e fica localizada no bairro do Andaraí, na zona norte da cidade. Ela (juntamente com a Mangueira, Portela, Império Serrano e Beija Flor) é uma das cinco grandes Escolas de Samba carioca. Foi campeão em 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009. Se você ainda não fez a sua reserva para desfilar noCarnaval carioca em 2014, ainda há tempo!

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Blog: verdesobrerodas.com.br

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com

Sigano Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

Evaldo Costa
Fonte Evaldo Costa 27/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Aliança Renault-Nissan investe no Carnaval do Rio de Janeiro