Alfredo Nascimento: infraestrutura portuária precisa melhorar

Fonte Agência Senado 30/03/2013 às 10h

O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) destacou em Plenário nesta quarta-feira (27) a importância da Medida Provisória 595/2012, que altera as regras de exploração dos portos. Ele lembrou que a última mudança relevante nos terminais foi há 20 anos e que o sistema portuário brasileiro "carece de adequações e outras benfeitorias para se tornar eficiente".

Para o parlamentar, a MP dos Portos aumentará a competitividade do país no setor. Ele citou ranking do último Fórum Econômico Mundial no qual o Brasil aparece entre as dez nações com pior desempenho em qualidade da infraestrutura portuária.

O senador afirmou que os portos brasileiros ainda são muito caros e não suportam a demanda. No entanto, reconheceu que o modelo atual também permitiu um forte crescimento nos últimos anos. A corrente de comércio exterior aumentou de US$ 100 bilhões para cerca de US$ 500 bilhões. A movimentação de dois milhões cointêineres subiu para cinco milhões.

Segundo Alfredo Nascimento, mesmo diante desses resultados expressivos é "preciso fazer mais e melhor". E a solução apontada por ele é a modernização dos portos com a imediata resolução dos principais entraves, entre eles a excessiva burocracia, a precariedade dos acessos terrestres aos portos e as elevadas tarifas.

O equilíbrio entre as diversas formas de exploração do setor e uma análise profunda dos impactos que a MP pode acarretar também foram recomendações do senador.

O parlamentar ressaltou ainda que a readequação dos portos vai além dos seus pátios de manobras, e sugeriu o investimento na infraestrutura do Brasil, com ampliação da capacidade das estradas, a intergração dos modais ferroviários e hidroviários para agilizar o escoamento das cargas.

- Dessa forma é que vamos livrar o país dos gargalos que inibem o seu crescimento. Do contrário, o Brasil continuará entre os países com menor eficiência logística do mundo - afirmou.

Agência Senado
Fonte Agência Senado 30/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Alfredo Nascimento: infraestrutura portuária precisa melhorar