Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil, recebe prêmio "Amigo do Livro 2009"

Fonte Apex-Brasil. 04/12/2009 às 13h

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) concedeu o prêmio "Amigo do Livro 2009" a Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pela contribuição da Apex-Brasil para a difusão de livros nacionais no exterior, por meio do programa Brazilian Publishers. O prêmio será entregue no dia 8 de dezembro, em São Paulo.

A Apex-Brasil e a CBL desenvolvem parceria, desde 2008, por meio do programa Brazilian Publishers. Juntas, as 42 editoras integrantes do projeto exportaram, entre maio de 2008 e outubro de 2009, US$ 539,4 mil.

Entre as empresas participantes do projeto Brazilian Publishers, estão a Cosac Naify, que tem em seu catálogo obras como Antologia Glauber Rocha e O Século do Cinema (de Glauber Rocha); a Global,  com Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, e Não Verás País Nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão. A Rideel, que publica diversas obras infantis; a Yendis, com conteúdo técnico-científico, e a Canção Nova, especialista no segmento de livros religiosos, são outras editoras apoiadas pela parceria.

Os principais mercados-alvo são: Argentina, México, Chile, Coréia do Sul, França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Portugal e Itália.

Em edições anteriores, o prêmio já foi concedido às personalidades: presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  senador José Sarney, governadores José Serra e Eduardo campos, prefeito Gilberto Kassab, empresário Roberto Irineu Marinho, Jô Soares, entre outras. A cerimônia de entrega do Prêmio "Amigo do Livro 2009" será no dia 8, durante o jantar de confraternização de fim de ano da CBL, no Buffet Colonial, em São Paulo.
Brazilian Publishers

O projeto Brazilian Publishers começou em maio de 2008 e tem duração prevista de dois anos. Participam da iniciativa todas as empresas do segmento editorial que já tenham ou pretendam ter atuação internacional, seja por meio da compra ou pela venda de direitos autorais nos segmentos infantil, adulto, arte, universitário e público geral.

O projeto visa criar condições para internacionalizar os serviços das editoras participantes, de maneira orientada e articulada, promovendo diálogo constante entre o mercado externo e o setor, visando a venda de conteúdo editorial brasileiro. Dentre as ações desenvolvidas pelo Brazilian Publishers estão a participação em feiras internacionais - como Frankfurt e Guadalajara -, missões comerciais, encontros com potenciais compradores, produção de estudos de inteligência, entre outros.

Apex-Brasil.
Fonte Apex-Brasil. 04/12/2009 ás 13h

Compartilhe

Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil, recebe prêmio "Amigo do Livro 2009"