Aldo Rebelo debate realização dos Jogos Indígenas em Cuiabá com representantes da cidade

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 28/02/2013 às 9h

A realização da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá foi o tema do encontro entre o ministro do Esporte Aldo Rebelo, o deputado Wellington Fagundes (PR/MT), o secretário de Esporte e Lazer do Mato Grosso, Ananias Martins de Souza, e o diretor do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena. “Vamos realizar os próximos Jogos em Cuiabá, com todo o apoio do Ministério do Esporte. Também buscaremos o apoio de outros ministérios para que esta edição dos Jogos esteja à altura do significado e da presença indígena na história, na cultura e na formação social do Brasil”, disse o ministro.

Para o deputado Wellington Fagundes, a realização dessa edição dos Jogos é mais uma oportunidade para que o Brasil apresente sua cultura internacionalmente e demonstre como os eventos esportivos podem ser organizados com sustentabilidade. “Queremos que os Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá sejam uma demonstração de que existe a possibilidade de produção com respeito ao meio ambiente. É também uma oportunidade para integrar e levar condições de vida digna aos nossos índios”, afirmou o deputado, ao ressaltar que neste ano ainda está prevista a participação de etnias do Canadá na competição.

O lançamento oficial da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas em Cuiabá está previsto para o dia 19 de abril. A competição deve acontecer em outubro. “Ao mesmo tempo em que é uma oportunidade, é um desafio para nós, povos indígenas. Vamos ter diante do Brasil e do mundo a demostração de uma competição em que não está em jogo uma medalha, mas sim a dignidade do ser humano e a apresentação da diversidade cultural e étnica. O Brasil é o único país que tem 300 povos indígenas que vivem em harmonia e tem um nível de sustentabilidade que pode servir de exemplo para os grandes eventos que o país receberá nos próximo anos”, disse Marcos Terena.

Jogos Indígenas
Os Jogos dos Povos Indígenas são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas da América. Com o objetivo central de promover o esporte sócio-educacional como identidade das culturas autóctones, os Jogos são voltados à promoção da cidadania indígena e à integração dos valores originais.

A 11ª edição dos Jogos foi realizada em 2011. Foram sete dias de competições e apresentações culturais, com a participação de cerca de 1.300 indígenas, de aproximadamente 35 etnias, vindas de todas as regiões do país.

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 28/02/2013 ás 9h

Compartilhe

Aldo Rebelo debate realização dos Jogos Indígenas em Cuiabá com representantes da cidade