Aldo Rebelo debate com Carlinhos Brown Plano de Promoção do Brasil para a Copa

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 13/03/2013 às 9h


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se reuniu com Carlinhos Brown nesta terça-feira (12.03) para debater projetos selecionados no Plano de Promoção do Brasil para a Copa. O baiano é o idealizador da Caxirola. O professor paraibano Alcedo de Araújo, criador do Pedhuá, outra iniciativa aprovada, também se encontrou com o ministro.

A fabricação dos dois objetos será em São Paulo. “Seguimos as recomendações do ministro Aldo: a produção será feita totalmente no Brasil, com o emprego de cerca de 4 mil pessoas, e o plástico usado é ´100% verde´, a matéria-prima tem origem na cana-de-açúcar”, disse Britto Júnior, diretor da empresa americana responsável pela produção dos dois instrumentos.

A Caxirola é um tipo de chocalho inspirado no caxixi, muito usado na capoeira e na MPB. Já o Pedhuá é um apito de origem indígena, usado para imitar o som dos passados. Os dois estão entre os 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014.


Divulgação/Pedhuá

Os preços ainda não estão definidos, mas o diretor da empresa produtora acredita que a Caxirola custe em torno de 19 a 20 reais e o Pedhuá, dez reais. “Estamos na fase de negociação com licenciadores e a nossa expectativa é trazer música para a torcida já na Copa das Confederações, com bastante alegria e reforçando a cultura do Brasil”, afirmou Alcedo de Araujo, professor paraibano e criador do Pedhuá.

Músicas para a Copa
Carlinhos Brown também mostrou a Aldo Rebelo algumas das canções que ele compôs para a Copa. “Estamos preparando um CD com pequenas músicas para acompanhar a torcida. São músicas muito simples que vim mostrar ao ministro. Ele o líder desse processo de estimular a coesão nacional em relação a esse grande encontro mundial que é a Copa”, explicou.

O músico não só mostrou as primeiras gravações, como cantou trechos dessas músicas: “Ê Brasil, Brasil, Brasil, como é lindo esse povão. Ê Brasil, Brasil, Brasil, salve a nossa seleção”, “Vai ,vai vai, sacode a Caxirola, nosso time é imbatível no contato com a bola. Vai, vai, vai, balança a multidão, sacode a Caxirola, acelera a seleção.”



Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 13/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Aldo Rebelo debate com Carlinhos Brown Plano de Promoção do Brasil para a Copa