Água sanitária ajuda a prevenir doenças ocasionadas pelas chuvas

Fonte SP4 Comunicação Corporativa 27/02/2013 às 10h

Toxicologista explica eficácia do produto para evitar doenças como a leptospirose e a dengue

Com o elevado volume de chuvas desta época do ano, diversas regiões do País estão sujeitas ao aumento da proliferação de vetores que transmitem doenças por meio da água contaminada. A água sanitária (hipoclorito de sódio diluído) é a solução mais eficaz para prevenir doenças relacionadas com enchentes, como leptospirose, hepatites do tipo A e E e gastroentrites, e com a água parada, como dengue.

“O produto é capaz de matar a maior parte de germes e bactérias causadores das doenças transmitidas pela água contaminada das enchentes. Além disso, é de fácil acesso à população e tem baixo custo”, explica o médico toxicologista Flavio Zambrone, da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor).

A ciência comprova a eficácia do hipoclorito de sódio. Estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), em parceria com a Abiclor constata que o produto é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

“Nossa recomendação é que o hipoclorito de sódio seja sempre usado na limpeza das residências, principalmente após a ocorrência de enchentes”, alerta Zambrone. Além disso, para evitar dengue, é necessário adicionar o produto à água de pratos de plantas e ralos.

SP4 Comunicação Corporativa
Fonte SP4 Comunicação Corporativa 27/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Água sanitária ajuda a prevenir doenças ocasionadas pelas chuvas