Agricultura familiar inovadora recebe prêmio

Fonte Núcleo de Comunicação | IICA Brasil 11/05/2013 às 21h

Em Huancaro, Cusco, no Peru, uma feira de produtores familiares leva alimentos produzidos localmente para cerca de 25 mil consumidores e gera renda para os agricultores. O sucesso da iniciativa levou o governo peruano a aprovar uma lei que leva mercados similares a outras regiões do país e deu à Associação de Produtores Agrícolas de Cusco (ARPAC) o prêmio do Concurso de Casos de Sucesso de Inovação para a Agricultura Familiar. Germán Mejía Tuco, presidente da entidade que tem cinco mil associados recebeu o troféu.

O concurso é uma realização do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com o Fundo Regional de Tecnologia Agropecuária (FONTAGRO) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) A cerimônia de premiação foi realizada na sede do BID em Washington (EUA)_ e contou com a presença dos membros do Conselho Administrativo do Fontagro, IICA, BID e com convidados especiais da indústria, doadores e outros parceiros estratégicos.

Durante o evento, os membros da comunidade internacional ouviram como pequenos agricultores, processadores e comerciantes agrícolas da América Latina e Caribe desenvolveram e promoveram inovações que estão mudando vidas e contribuindo para o seu bem-estar.

O Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina e o Centro para Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (CEDAF) da República Dominicana ganharam o prêmio por Um modo coletivo de inovar: o caso da apicultura na Argentina e na República Dominicana.

O projeto documenta inovações tecnológicas, boas práticas, organização e transferência de conhecimentos entre produtores e pesquisadores de ambos os países. Como resultado desses esforços, a Argentina se tornou o primeiro exportador de mel orgânico e deslocou a China no mercado global.

O Centro Internacional da Batata (CIP), do Peru, também ganhou com o caso Inovação para avaliar a biodiversidade de batatas nativas no Peru, que descreve como a CIP e seus 23 parceiros públicos e privados desenvolveram produtos inovadores de batatas nativas de qualidade.

Essas ações resultaram em um aumento de 55% no consumo de batatas nativas, devido à alta demanda por esses novos produtos, o que tem beneficiado os pequenos agricultores do altiplano peruano.

Na cerimônia de premiação, foi lançada a publicação Inovações de Impacto: Lições da agricultura familiar na América Latina e no Caribe. Priscila Henríquez, especialista em gestão da inovação tecnológica do IICA, disse que este é um tributo ao talento e trabalho árduo de milhares de pequenos produtores, processadores e comerciantes da região. "A organização é importante para o êxito dos produtores. Muitas dessas inovações envolvem o trabalho duro das mulheres", disse. A especialista reafirmou o compromisso do IICA em apoiar o Fontagro e apontou o concurso como exemplo de colaboração entre o instituto, o Fontagro e o BID em benefício da agricultura familiar. "Inovação não é apenas tecnologia, também requer instituições e políticas adequadas para apoiar os inovadores", alegou Willem Jansen, economista sênior do Banco Mundial.

O Fontagro é um mecanismo de cooperação técnica na América Latina e no Caribe, criado em 1998 por 15 países para promover a inovação em pequenas propriedades rurais. O IICA fornece apoio técnico ao Fontagro no desenvolvimento de iniciativas, tais como o concurso de inovações da agricultura familiar, para disseminar as inovações e aprender com os sucessos. O Fontagro já implementou 73 projetos em parceria com organizações de seus países membros e, junto com seus patrocinadores, desenvolve mais parcerias público-privadas para o benefício da agricultura na região.

 

 

 

 

 

Tel. (61) 2106-5425 | Fax (61) 2106-5459

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

SHIS QI 03, Lote A, Bloco F - Centro Empresarial Terracotta, Brasília-DF - CEP: 71.605-50

 

Núcleo de Comunicação | IICA Brasil
Fonte Núcleo de Comunicação | IICA Brasil 11/05/2013 ás 21h

Compartilhe

Agricultura familiar inovadora recebe prêmio