Agricultura aprova zoneamento para cultura de abacaxi, caju e banana

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola para a cultura do abacaxi no ano-safra 2009/2010 nos estados do Tocantins, de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e no Distrito Federal. As portarias estão no Diário Oficial da União de hoje (21).

O zoneamento também foi aprovado para outras culturas, como a do caju em vários municípios da Bahia e do Maranhão. Para o Tocantins foi aprovado também o zoneamento de banana. A aprovação de todas as áreas citadas nas portarias publicadas hoje só valem para o ano-safra 2009/2010.

O abacaxi é economicamente explorado na maioria dos estados brasileiros e tem importante contribuição na geração de emprego e renda. O ciclo de cultivo varia conforme a região. No Sul do país, é de 24 meses (do plantio à colheita), enquanto nas regiões próximas ao Equador é de 12 meses.

O objetivo do zoneamento é identificar os municípios aptos e os períodos de plantio com menor risco climático para o cultivo.

O caju vem assumindo um papel relevante na economia nordestina, especialmente devido ao aumento da demanda pela castanha. Tanto a Bahia quanto o Maranhão apresentam muitas áreas com condições climáticas, ambientais e solos favoráveis ao cultivo do cajueiro, assim como ocorre com a banana no Tocantins.

O Brasil é um dos três maiores produtores de banana do mundo, com uma produção estimada em mais de 7 milhões de toneladas e área plantada superior a 500 mil hectares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Agricultura aprova zoneamento para cultura de abacaxi, caju e banana