Agricultores do PAA lançam livro de receitas com produtos caiçaras em Itanhaém (SP)

Fonte Ascom/MDS 26/04/2013 às 11h

Publicação mostra como preparar 40 pratos da culinária local, feitas a partir de 15 alimentos cultivados e vendidos por produtores rurais. Lançamento será nesta sexta-feira (26).

Brasília – Brigadeiro de banana, creme de coquinho de pupunha, doce de chuchu e até suco de mandioca com leite condensado. Essas são algumas das receitas produzidas e vendidas por 12 famílias de agricultores de Itanhaém (SP). Elas foram reunidas numa publicação especial, que será lançada nesta sexta-feira (26), durante as comemorações de aniversário do município. O livro Feiras Gourmet traz receitas baseadas em produtos da agricultura familiar, cultivados e comercializados por famílias atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

“Unimos nessa publicação a criatividade e o resgate da cultura caiçara por meio da culinária”, resume a gestora dos programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional de Itanhaém, Luciana Melo. Com tiragem de 3 mil exemplares, a edição reúne 40 receitas já conhecidas e apreciadas pelo público que frequenta a feira do produtor aos sábados. “Queremos agora atrair outros públicos, como turistas e pessoas que não costumam frequentar a feira. Nosso objetivo é buscar a sustentabilidade desse evento semanal.” A publicação terá também versão eletrônica, que poderá ser acessada no site da prefeitura.

Segundo a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Luíza Müller, o livro é importante não apenas por divulgar os produtos da agricultura familiar local, mas também para as entidades que recebem esses produtos por meio do PAA. “Elas ganham novas opções de preparo dos alimentos e podem elaborar cardápios diversificados e gostosos com a ajuda do livro”, diz. O programa, destaca, abre espaço para a criatividade e projetos como o de Itanhaém. “O livro é um exemplo das experiências inovadoras que o desenho do programa permite.”

Vinagrete e brigadeiro – Entre as receitas campeãs de vendas na feira e que agora estão no livro, há o brigadeiro de banana e o vinagrete de palmito de pupunha. A produtora Katia Untem, 32 anos, é a autora do vinagrete que atrai muitos clientes à sua banca na feira do produtor. “Vendo pastel de palmito de pupunha, e o vinagrete sai de graça para quem compra. Mas ele é tão gostoso, que já virou o chamariz da banca e tenho recebido encomendas do vinagrete para eventos, churrascos e almoços de família.” Ela e o marido vendem produtos para o PAA e o PNAE há três anos.

Além do palmito e do coquinho de pupunha, o livro traz receitas com outros 13 produtos da agricultura familiar de Itanhaém. No município, o PAA e o PNAE compram e distribuem alimentos produzidos por 130 famílias locais e por outras 250 de cidades vizinhas. Por ano, elas fornecem ao PAA 543 toneladas de alimentos e mais 40 toneladas para a merenda escolar, por meio do PNAE.

O lançamento do livro será nesta sexta-feira (26), às 17h, no Paço Municipal. Antes do evento, às 14h, haverá um encontro técnico com agricultores e profissionais de da área de educação de Itanhaém e de municípios vizinhos, com a participação de um representante do MDS.

Luciana Melo conta que o grupo de produtores já estuda a elaboração de outra edição do livro, com novas receitas caiçaras, para o próximo ano. O plano, acrescenta, é incluir também receitas com pescados. Neste ano, o município está construindo uma nova sede do Banco de Alimentos, que terá uma unidade de beneficiamento de pescado.

Ascom/MDS
Fonte Ascom/MDS 26/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Agricultores do PAA lançam livro de receitas com produtos caiçaras em Itanhaém (SP)