Aécio Neves aponta principais problemas da Petrobras

Fonte Agência Senado 13/03/2013 às 19h

Aécio Neves aponta principais problemas da Petrobras

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) registrou em Plenário, nesta quarta-feira (13), a realização de seminário promovido pelo seu partido com especialistas, técnicos e funcionários da Petrobras para discutir o processo de fragmentação da companhia, além da apresentação de propostas.

O parlamentar manifestou seu respeito pessoal pela presidente da empresa, Graça Foster, e comentou a "herança maldita" recebida por ela dos seus antecessores, com problemas de aparelhamento, ineficiência e equívocos na transição do modelo de concessões para o modelo de partilha na exploração do petróleo. Aécio também questionou a regularidade de algumas operações da Petrobras na aquisição de refinarias no Brasil e no exterior.

Aécio Neves disse que documento oficial divulgado pela própria companhia, logo após o seminário, corrobora o seu pensamento sobre as dificuldades enfrentadas e discutidas no encontro. Ele informou que a Petrobras admite a importação de derivados, incluindo a gasolina, desde 2009, e que só alcançará uma produção autossuficiente a partir de 2014. A queda do valor de mercado da companhia foi confirmada em 41,2%, prejudicando acionistas, mas com a expectativa de recuperação das perdas ao longo dos anos

- Isso só vai ocorrer no momento em que tiver uma gestão empresarial correta, com a visão clara de mercado, e deixar de ser um instrumento de política monetária e partidária do governo - concluiu Aécio Neves.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 13/03/2013 ás 19h

Compartilhe

Aécio Neves aponta principais problemas da Petrobras