Adhemas Batista: O "vendedor de cores"

Fonte Microstock News 27/02/2013 às 22h

Em parceria com a Adobe e a Wacom, duas grandes empresas influentes no mundo de arte, design e tecnologia, o banco de imagens Fotolia.com lança a obra gráfica de um famoso designer brasileiro, Adhemas Batista: O “vendedor de cores”.
Imagem: http://bit.ly/Xcores

As brilhantes cores brasileiras e vibrações rítmicas ecoam constantemente nos trabalhos de Adhemas Batista. Diretor de arte, ilustrador e designer ao mesmo tempo, este artista brasileiro define a si mesmo como um “vendedor de cores”.

Ele trabalhou com o renomado criador Marcelo Serpa em 2004, em um projeto encomendado pela marca Havaianas à Agência AlmapBBDO. Foi então que este auto-didata, designer gráfico desde os quinze anos, desenvolveu sua identidade gráfica. Ela se destaca por um estilo visual muito colorido e forte, que trouxe ao artista muitos prêmios de prestígio, entre eles o Leão de Ouro em Cannes na categoria “Concepção”, no Festival de Propaganda de Cannes em 2009. Este mesmo festival o nomeou como “Mente Criativa Jovem” do Brasil, em 2003.

Seus clientes incluem companhias como Danone, General Motors, Microsoft, Nestlé, Nike, Nokia, Pepsi, Puma, Unilever e Volkswagen. “Eu mantenho minha criatividade com trabalho constante. Realizações pessoais me permitem enriquecer minhas composições profissionais.” – ele explica.

A riqueza cultural e diversidade de seu país influenciam em suas criações. Ele se utiliza de cores brilhantes e suas diferentes tonalidades, sem efeitos especiais.

Um artista de raízes fortes

O trabalho de Adhemas é impregnado com a cultura urbana de São Paulo, onde ele nasceu em 1980, o Carnaval do Rio de Janeiro e artesanato do Nordeste. Mesmo que o artista esteja vivendo em Los Angeles com sua família desde 2006, e tenha aberto seu próprio estúdio lá, ele ainda permanece fiel às suas origens: “Eu acho que o ambiente à nossa volta e as experiências que vivemos influenciam diretamente na nossa vida, como artistas e designers. Meu trabalho provavelmente é mais Brasileiro do que eu. Eu sou muito calmo e sério às vezes, enquanto ele é colorido e feliz o tempo todo.”

Valorizando a cultura brasileira através do Projeto TEN

“Ter recebido o convite do Projeto TEN me permitiu mostrar as cores do meu país na cena criativa internacional. Uma ótima oportunidade de mostrar a cultura brasileira mesmo estando nos Estados Unidos.”

Em seu trabalho, intitulado “Colors to Defy Gravity”, tipografia, ilustração e imagens interagem de uma composição feliz e harmoniosa. Seus trabalhos gráficos inspiram uma geração inteira de designers.

“Procurando por imagens na Fotolia, eu achei a foto de uma menina, flutuando e posando como um “X”. Ela não poderia ser mais perfeita, já que o X em algarismos romanos é “10”. Além disso, a pose da garota sugeria uma explosão gráfica atrás dela. Eu inseri referências de quadrinhos e mangá, misturei tudo. Isso me permitiu criar formas de plano, com volume e luz. Este trabalho é uma explosão gráfica caótica, que evoca a cultura urbana jovem, um tipo de rebelião energética, com cores fortes e formas complexas.”

Conhecendo Adhemas Batista

Dois vídeos, legendados em 12 línguas, foram filmados no ambiente do artista. Um deles apresenta o seu mundo e cotidiano e pode ser assistido na Página do Facebook do Projeto TEN, a partir de 6 de março. O outro, revelando suas técnicas criativas, está disponível no dia 8 de março, em http://www.youtube.com/tencollection e http://br.tenbyfotolia.com.

Sua obra estará à venda em formato aberto (PSD) ao longo do ano no site do Projeto TEN http://br.tenbyfotolia.com mas o público terá a oportunidade de baixar o PSD sem custo no dia do lançamento, sexta feira, 8 de março a partir das 10:00.



 
Microstock News
Fonte Microstock News 27/02/2013 ás 22h

Compartilhe

Adhemas Batista: O "vendedor de cores"