Acordo prioriza baixa emissão de carbono na agricultura

Fonte Ministério da Agricultura 22/08/2014 às 14h
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou acordo de cooperação técnica com entidades ligadas à agricultura e aos bancos para elaborar projetos técnicos passíveis de financiamento no âmbito do Programa para a Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura.

O acordo foi firmado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Ministério da Agricultura, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto Febraban de Educação (Infi), a Federação Brasileira de Bancos (Febrabran) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), nesta quarta-feira (20).

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, esteve na cerimônia de assinatura representando o Ministro da Agricultura, Neri Geller. Segundo Caio, o acordo será importante para ampliação e disseminação das tecnologias de campo que contribuem para a redução de gases de efeito estufa na agricultura.

“Nosso objetivo é capacitar os Agentes Financeiros dos bancos para que entendam a linha de crédito que temos disponível e ainda os agrônomos das agências bancárias para conhecerem as tecnologias de redução de carbono. O BNDES será o responsável por esse treinamento. Com isso, pretendemos agilizar a avaliação dos projetos que dão entrada nos bancos no âmbito da agricultura sustentável”, afirmou Caio Rocha.

Os recursos do programa de crédito do Mapa que incentiva a diminuição da emissão de carbono na agricultura são do BNDES, equalizados pelo Tesouro Nacional. São destinados à redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa oriundo das atividades agropecuárias, ao aumento da produção agropecuária em bases sustentáveis, à adequação das propriedades rurais à legislação ambiental, à ampliação da área de florestas cultivadas e ao estímulo da recuperação de áreas degradadas.


Ministério da Agricultura
Fonte Ministério da Agricultura 22/08/2014 ás 14h

Compartilhe

Acordo prioriza baixa emissão de carbono na agricultura