Ações do Pronatec não são bem divulgadas, diz deputado

Fonte Agência Câmara de Notícias 22/05/2012 às 14h

 

O deputado Alex Canziani (PTB-PR) defendeu uma maior divulgação das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nas regiões beneficiadas. “Precisamos melhorar a divulgação, para termos uma adesão maior de matrículas. Isso não está chegando à juventude”, reclamou. O parlamentar, que foi relator do Pronatec na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, participa de audiência pública que discute os resultados do programa, instituído em outubro de 2011.

O programa, disse ainda, poderá ter um grande impacto, mas a sociedade ainda não se deu conta de sua importância. “Um dos grandes gargalos do Brasil chama-se falta de mão de obra técnica. Os estrangeiros estão vindo para cá porque não há uma demanda de profissionais qualificados no País”, defendeu.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, respondeu que a divulgação ampla será feita quando houver condições para suprir toda a demanda. O programa, lembrou, ainda não conta com um cadastro online, por exemplo.

Sine
O líder do PDT, deputado André Figueiredo (CE), questionou o atendimento feito pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) a quem deseja entrar no mercado de trabalho. O coordenador-geral do Seguro Desemprego do Ministério do Trabalho, Márcio Alves Borges, concordando com Marco Antonio de Oliveira, respondeu que o Sine, a partir da identificação de trabalhadores que necessitam de qualificação, pode ser uma porta de entrada para o Pronatec.

A audiência, promovida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, ocorre no Plenário 12.

Agência Câmara de Notícias
Fonte Agência Câmara de Notícias 22/05/2012 ás 14h

Compartilhe

Ações do Pronatec não são bem divulgadas, diz deputado