Acir Gurgacz cobra mais investimentos em infraestrutura

Fonte Agência Senado 04/03/2013 às 20h

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) afirmou nesta segunda-feira (4) que o baixo índice de crescimento do país em 2012, com aumento de apenas 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB), é uma das consequências da falta de investimento em infraestrutura. Ele afirmou que o desempenho da agropecuária tem segurado a balança comercial brasileira há décadas, mas, sem investimentos em logística, isso não será possível para sempre.

- É necessário investir em barateamento do custo da produção, ampliando a desoneração de tributos, como tem feito a nossa presidenta Dilma na qualificação de mão de obra e em infraestrutura de transportes - afirmou.

A infraestrutura de transportes, disse Gurgacz, é uma reivindicação de todos os produtores brasileiros, já que a dificuldade no escoamento da safra acarreta prejuízos para o setor e impede que o país seja mais competitivo no mercado internacional. Para o senador, os resultados de investimentos anunciados pelo governo em rodovias, ferrovias e portos vão demorar, sendo insuficientes para acompanhar o crescimento da agricultura.

Como exemplo, o senador citou o estado que representa, Rondônia, que espera há mais de dez anos a restauração de rodovias e a construção de uma ferrovia até a capital, Porto Velho.

Gurgacz citou dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) indicando perdas de mais de US$ 2 bilhões causadas pela ineficácia do sistema de escoamento da safra no Brasil. Ele também afirmou que, apesar de ser a sexta maior economia do mundo, o Brasil ocupa a 104ª colocação no ranking de infraestrutura e eficiência de portos.

- Além da demora na liberação de cargas, existe ainda a grande quantidade de tributos, 24 no total, pagos por quem deseja carregar ou descarregar mercadorias nos portos brasileiros – criticou.

Em relação ao assunto, o parlamentar lembrou da tramitação, no Congresso, da Medida Provisória (MP) 595/2012, conhecida como MP dos Portos. A MP é tema de duas audiências públicas que serão realizadas nestas terça (5) e quarta-feira (6) pela comissão que analisa o texto.

Evento

Ainda no pronunciamento, o senador lembrou que a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) participará, no dia 8 de março, do evento Expodireto, na cidade de Não Me Toque (RS). A cidade é considerada a capital nacional da agricultura de alta precisão.

Acir Gurgacz também relatou ter viajado à Polônia na condição de presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Polônia. A missão, segundo o senador, serviu para estreitar as relações entre os parlamentos dos dois países, assim como para estreitar as relações diplomáticas e comerciais.

 

Agência Senado
Fonte Agência Senado 04/03/2013 ás 20h

Compartilhe

Acir Gurgacz cobra mais investimentos em infraestrutura