Ação internacional leva atividades astronômicas ao Norte do País

Fonte Agência Espacial Brasileira / Mast 08/08/2014 às 10h
Até o próximo dia 23, um grupo internacional de astrônomos e comunicadores de ciência visita os estados do Acre e Rondônia para realizar atividades educativas em escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul (no Acre), Cacoal a aldeia Suruí (em Rondônia).

Eles integram o programa GalileoMobile, que visita o Brasil pela primeira vez e tem a intenção de levar conhecimento e diversão por meio da Astronomia para cerca de dois mil estudantes e 150 educadores da região.

A expedição, denominada de BraBo – acrônimo que liga os dois países da rota, Brasil e Bolívia -, já passou pela região de Pando, na Bolívia. Por 19 dias, alunos do ensino secundário farão observações da Lua, identificarão constelações, classificarão galáxias e construirão relógios solares, entre outras atividades.

Parte do material a ser utilizado nas oficinas e doado às escolas foi concedida pela seção de Astronomia pelo Desenvolvimento da União Astronômica Internacional (OAD, na sigla em Inglês), pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e pelo projeto UniverseAwareness (Unawe), parceiro do GalileoMobile. O restante foi obtido por uma campanha de crowdfunding.

Patrícia Spinelli, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e membro do GalileoMobile desde o início do projeto, em 2008, coordena a parte brasileira da expedição junto com Eduardo Penteado, pesquisador da Universidade de Nijmegen, na Holanda.

No Acre, o projeto tem o apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Mast. A temporada nacional tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Saiba mais

O projeto GalileoMobile, que surgiu entre os anos 2008 e 2009, é desenvolvido por pesquisadores na área de astronomia e comunicação em ciências de diversos países, o programa coopera com organizações de reconhecimento internacional e amparadas pela União Internacional de Astronomia (IAU) dentre elas o Universe Awareness (Unawe), Galileo Teacher Training Program (GTTP) e Office for Astronomy Development (OAD).


Agência Espacial Brasileira / Mast
Fonte Agência Espacial Brasileira / Mast 08/08/2014 ás 10h

Compartilhe

Ação internacional leva atividades astronômicas ao Norte do País