Ação empreendedora transforma cultura em valor

Fonte VIANEWS Comunicação Integrada 14/04/2013 às 11h

Seguindo princípios da Metanóia, Vale com Valor tem o objetivo de criar economia na região mineira que já possuiu o estigma de “Vale da miséria”.

Café e loja Vale com Valor- Araçuaí-MG

Em 2006, o sorocabano Ivo Ribeiro (43), analista de sistemas e educador empresarial foi a convite de um amigo, conhecer a cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, uma das 51 cidades que compõem o Vale do Jequitinhonha, situado no nordeste do estado. Pelo que conhecia da região pelos telejornais, ele imaginava que ao chegar lá só encontraria miséria, seca e falta de infraestrutura básica, mas arriscou a viagem assim mesmo. O que ele realmente encontrou no lugar estava longe dos estigmas que a região sempre carregou: vida calma e simples, beleza natural exuberante e uma cultura muito rica, de muita tradição, música, dança e artesanato.

Sendo educador da Metanóia (processo de educação para transformação de empresas tradicionais em empresas humanas, éticas e prósperas capazes de construir uma nova economia), Ivo viu ali a oportunidade de gerar valor para aquele povo, explorando o que de melhor ele tinha. Nascia assim a Vale com Valor, primeira empresa progressista do Vale do Jequitinhonha, com o propósito de conscientizar para a preservação e apoio ao desenvolvimento dos grupos de cultura do Vale, estabelecendo uma economia humana e justa através de criações repletas de história, beleza e arte.

A empresa é composta por sete grupos culturais de Araçuaí: Tamborzeiros do Rosário, Coral Trovadores do Vale, Coral Nossa Senhora do Rosário, Coral Araras Grandes, Grupo Teatral Vozes, Cia de Teatro Ícaros do Vale e Folia de Reis do Bairro Arraial de Araçuaí. Esses grupos desenvolvem o projeto dos produtos que contam a sua história e então apadrinham um artesão local, que produzirá a peça de acordo com o projeto.

“A Vale com Valor é uma empresa, mas nós empreendedores decidimos que não teríamos nenhum benefício econômico com suas atividades. Queríamos gerar economia para a comunidade, e não ganhar dinheiro com isso. O desafio era construir o empreendimento e garantir uma gestão profissional capacitando os funcionários de forma que ao estarem preparados e comprometidos com o seu propósito passassem a ser os sócios efetivos do negócio. E isso já aconteceu. O acordo firmado é que 50% do lucro gerado pela operação da Vale com Valor seja destinado para os grupos de cultura de acordo com a margem proporcionada pelas vendas de suas criações, e os outros 50% reinvestidos na estrutura para o melhor funcionamento da loja e em produção de novas criações” declara Ivo.

A Vale com Valor conta com um Café e loja, e ocupa o antigo Teatro da Cidade, prédio da década de 30, localizado no Centro Antigo de Araçuaí. Na loja podem ser encontrados artesanatos dos segmentos de moda, acessórios, suvenires, decoração, CDs de artistas da região e artigos próprios de cada grupo, como CDs, livros e cartões postais. No café são servidos sanduíches culturais (levam nomes das músicas da região), sucos e doces, e os clientes podem ler um livro da biblioteca, ouvir uma boa música ambiente ou assistir às apresentações que sempre acontecem por lá. O Café, inclusive, tornou-se um ponto de referência para quem visita a cidade: os locais levam os turistas lá, como uma opção de entretenimento e lazer.

Em 2011 decidiu-se que era necessário apostar na internet para conquistar um público maior e gerar mais vendas, e apostou-se no modelo de shopping virtual da Rakuten. Na loja virtual estão à venda produtos de decoração, arte e também suvenires. Quadros, cerâmicas e esculturas são peças únicas e quem as compra tem a garantia de ter um produto exclusivo. Além disso, todas as peças contam a descrição de sua história e significado, criando a conexão com a cultura local.

Para conhecer a Vale com Valor acesse: http://valecomvalor.loja.rakuten.com.br/

Sobre a Rakuten BrasilA Rakuten está no Brasil desde junho de 2011, após aquisição da Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico. A Rakuten incorporou os serviços de SaaS e plataforma de e-commerce da Ikeda, que agora passam a ser oferecidos sob o nome de Rakuten EC Service.

Outra unidade de negócios da empresa é o Rakuten Shopping, um modelo único de market place virtual, que tem por principal objetivo o sucesso do varejista e a satisfação dos e-consumidores. A empresa também atua na oferta de cursos específicos para varejistas online, com foco no êxito da operação, através da Universidade Rakuten.

Para mais informações visite: www.rakuten.com.br


Sobre a RakutenA Rakuten Inc (JASDAQ: 4755) é uma das líderes mundiais em serviços de internet, fornecendo uma variedade de serviços focados em consumo e negócios incluindo e-commerce, e-books & e-reading, turismo, finanças, segurança, cartão de crédito, e-money, portal e mídia, marketing online e esportes profissionais. Selecionada pela Forbes em 7º lugar entre as Empresas Mais Inovadoras do Mundo em 2012, a Rakuten está expandindo globalmente e atualmente possui operações nas Américas, Europa, Ásia e Oceania. Fundada em 1997, a Rakuten é sediada em Tóquio, no Japão, e conta com mais de 10 mil funcionários no mundo.

Para mais informações visite: http://global.rakuten.com/corp/.

VIANEWS Comunicação Integrada
Fonte VIANEWS Comunicação Integrada 14/04/2013 ás 11h

Compartilhe

Ação empreendedora transforma cultura em valor