Academia Ecofit Club estimula doação de medula óssea

Fonte Agora Comunicação 01/04/2013 às 7h

Empresa lança campanha "SOUDOBEMestar", cuja primeira ação tem como objetivo ampliar o número de doadores do órgão

Diferentemente de academias convencionais, a Ecofit Club, além de ser um espaço que faz bem ao corpo, também procura melhorar o mundo por meio de campanhas educativas. Desta vez, a ação se chama "SOUDOBEMestar", com diversas atuações ao longo do ano. A primeira é um incentivo às pessoas doarem medula óssea.

Inúmeros são os pacientes que morrem de patologias da medula óssea, por falta de um doador compatível. O problema principal é a incompatibilidade entre as medulas de doador e receptor, mas, com a falta de voluntários, por medo ou falta de informação, o problema se agrava.

Como a compatibilidade da medula óssea é uma herança genética, a chance de encontrar uma compatível no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) é 1 em 100 mil. Ou seja, quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maior será a chance de alguém necessitado encontrar sua salvação.

Apesar do número pequeno, é muito simples se tornar um doador. A pessoa deve ter entre 18 e 54 anos, com bom estado de saúde e sem histórico de Câncer, Hepatite ou HIV. O voluntário deve se registrar no ponto de cadastro de sua cidade ou em um homonúcleo autorizado.

Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor, o doador poderá decidir sobre a doação. Se a resposta for positiva, é agendada a data do transplante e o voluntário passará por exames clínicos e laboratoriais para evitar transmissão de doenças.

A doação é feita de duas formas: punções na bacia, realizada com agulha especial e seringa, retirando-se uma quantidade de medula óssea equivalente a uma bolsa de sangue, ou por aférese, procedimento em que as células mães do doador migram para as veias com ajuda de um medicamento e há o processo de filtração, que dura em média quatro horas.

Quem escolherá o método de doação é o médico, de acordo com a doença e estágio do receptor. Quem se dispor a doar medula óssea, reconstituirá o que doou rapidamente. Em casos raros há uma segunda chance de doação, se houver compatibilidade.

Logo Elipse.jpgSobre a Ecofit

Em um espaço de 6 mil m², na zona Oeste de São Paulo, a Ecofit Club surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em bem estar e qualidade de vida. A proposta da Ecofit é criar um ambiente sustentável, diretamente ligado à melhoria da vida das pessoas por meio da atividade física.

Desde 2005, quando foi inaugurada, a Ecofit Club tornou-se referência e conquistou o respeito no segmento. Com princípios e valores levados a sério, aliados às mais modernas práticas de atividades, esses anos de sucesso devem-se também ao empenho da equipe em manter seus diferenciais sempre em destaque.

Praticar e promover a sustentabilidade, por exemplo, são características da Ecofit. A academia foi construída com materiais reciclados, com amplas janelas de vidro que aproveitam a iluminação natural, gerando economia de energia, aquecimento solar, sistema de aproveitamento da água da chuva, coleta seletiva de lixo e minhocário. A Ecofit Club é um verdadeiro oásis urbano, que consiste em um ambiente verde, naturalmente iluminado e alegre, próprio para exercitar e relaxar corpo e mente, longe da agitação e das pressões.

Agora Comunicação
Fonte Agora Comunicação 01/04/2013 ás 7h

Compartilhe

Academia Ecofit Club estimula doação de medula óssea