ABRE e Apex-Brasil criam projeto Design Embala.

Fonte DCC Comunicação 24/05/2013 às 10h

Parceria visa fortalecer o design brasileiro de embalagem de produtos de consumo no mercado internacional

A ABRE –Associação Brasileira de Embalagem e a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos firmaram uma parceria para o desenvolvimento do projeto Design Embala.

O Design Embala é um projeto transversal que irá trabalhar junto com empresas exportadoras a qualificação das embalagens para os produtos para exportação. Serão atendidas pela iniciativa as empresas participantes dos projetos setoriais de promoção de exportação executados pela Apex-Brasil em parceria com entidades empresariais.

O Design Embala prevê ações de sensibilização, capacitação, inteligência competitiva e imagem, para fortalecer e disseminar o design de embalagem como diferencial competitivo internacional. O projeto também dará suporte a empresas para que elas desenvolvam embalagens de produtos destinados à exportação.

O Projeto tem como metas fomentar o entendimento e o desenvolvimento da inovação, do design e da sustentabilidade pelas empresas exportadoras; disseminar referências de embalagens dos mercados alvo e trabalhar o seu desenvolvimento nos mercados interno e externo.

“No concorrido mercado global, design, inovação e sustentabilidade são fatores de competitividade para as empresas se diferenciarem. O desenvolvimento da embalagem e do seu design são fundamentais no processo de atrair a atenção e conquistar a preferência dos consumidores”,avalia Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Com o objetivo de garantir uma visão multidisciplinar sobre posicionamento estratégico de produtos frente à cultura de cada país, o Projeto Design Embala reúne importantes parceiros com diferentes expertises como desenvolvimento técnico de embalagens, design e posicionamento estratégico no varejo.

“Ao fomentar o desenvolvimento estratégico do design por meio de referências, inteligência competitiva e apoio tecnológico, buscamos fortalecer as estratégias em curso potencializando a visibilidade e competitividade dos produtos brasileiros para exportação, transformando a sua embalagem de um vendedor silencioso para uma ferramenta que atesta a qualidade do produto, sua origem diferenciada, e uma experiência de consumo única”, complementa Luciana Pellegrino, Diretora Executiva da ABRE.

PRÊMIO ABRE PROMOVE COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL

Outro importante objetivo do Projeto Design Embala é promover a excelência da embalagem brasileira para produtos de consumo por meio de premiação de destaque internacional.

Para isso, foi criado dentro do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira um novo Módulo denominado Competitividade Internacional que contará com diferentes categorias para valorizar os desenvolvimentos em embalagem de produtos para exportação.

Para escolher seus vencedores, serão convidados especialistas internacionais que trarão a visão dos mercados alvos para uma avaliação criteriosa das embalagens inscritas nessas categorias.

As embalagens vencedoras do ‘Prêmio ABRE – Promovendo a Competitividade Internacional’ poderão concorrer ao prêmio mundial do setor, o WorldStar Awards promovido pela WPO – Organização Mundial da Embalagem, concorrendo com embalagens premiadas nos cinco continentes e ganhando destaque e visibilidade mundialmente.

SOBRE A ABRE

Fundada há 46 anos, a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva de embalagem no Brasil por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design Estratégico, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Assuntos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Núcleo de Formação de Competência e vem através de seu incessante e ativo trabalho, alcançando importantes conquistas, fruto da representação do setor junto aos órgãos da indústria, do governo estadual e federal e da sociedade.

www.abre.org.br

DCC Comunicação
Fonte DCC Comunicação 24/05/2013 ás 10h

Compartilhe

ABRE e Apex-Brasil criam projeto Design Embala.